O que a psicologia diz sobre pessoas introvertidas?

Perguntado por: amartins8 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

Os introvertidos têm um processo de pensamento interno muito ativo. Isso também os leva à autorreflexão. Quem vê de fora pensa que essa pessoa possa estar triste ou muito preocupada, mas no fundo trata-se apenas de uma forma de organizar seus sentimentos e emoções.

Segundo ele existem quatro tipos de introversão: social, reflexivo, ansioso e contido.

Carl Gustav Jung, psiquiátrico suíço conhecedor dos estudos de Freud e fundador da Psicologia Analítica, caracteriza introversão como o tipo de personalidade que torna a pessoa mais observadora, que prefere manter-se sozinha com suas idéias a se expor.

O cérebro das pessoas introvertidas funciona de outra forma. Por isso seus relacionamentos amorosos costumam ser mais delicados: com muito menos palavras, mas com alguns “amo você” mais sinceros e profundos. São personalidades capazes de se conectar com o ser amado de uma forma muito mais intensa, quase mágica.

Ser introspectivo é ser observador e imaginativo. São de poucos amigos, preferem círculos de amizade pequenos, com os quais estabelecem laços fortes e significativos. Preferem as conversas profundas, não gostam muito de fofocas, nem de chamar atenção.

Ela lista, entre esses pontos fortes, uma maior capacidade de concentração: estudos mostram que introvertidos costumam ter um foco mais estendido do que as outras pessoas, o que os torna mais propensos a dedicar as horas necessárias para dominar uma habilidade.

Pessoas introvertidas tendem a ser mais introspectivas. Se você faz parte desse time, uma boa ideia é reservar um tempo durante o dia para alinhar seus pensamentos e garantir que eles estejam em ordem, especialmente, antes de dar o próximo passo e tomar alguma atitude importante.

Uma vantagem de ser introvertido é que você também não age ou fala por impulso. Mas sim, pensa e reflete bastante antes de dizer algo a alguém. Isso fortalece as suas relações, tendo em vista que você não se deixa levar apenas pelas emoções na hora de se expressar.

O introvertido
Segundo a especialista, uma pessoa introvertida é alguém que tem uma preferência por ficar sozinha. “O indivíduo acaba tendo uma disposição maior para atividades solitárias, como ler livros, por exemplo.

INTP – Introvertido, Intuitivo, Pensador, Perceptivo
As pessoas com o tipo de personalidade INTP tendem a ser quietas e contidas. Gostam de ideias abstratas e pensamentos profundos sobre teorias e a interação com os outros.

Os indivíduos do Tipo Sensação Introvertida carregam em si a intensidade da sensação subjetiva. Possuem uma tendência recuar do mundo exterior e seus dilemas. Há uma separação entre a consciência e o corpo físico. Demosntram intensa dificuldade de compreender a si próprios.

Conhecer o tipo de introversão que você possui é algo muito importante. São elas: o introvertido social, introvertido contemplativo, introvertido ansioso e o introvertido contido ou inibido.

A introversão te faz preferir fazer coisas mais calmas, que envolvem mais olhar pra dentro. A timidez tem a ver com a dificuldade de socializar, uma dificuldade em enfrentar certos problemas, ter medo. No tratamento da timidez, você faz psicoterapia com psicólogo.

Sem entender a mentalidade introvertida e a maneira como ela se manifesta, existe um risco que alguns indivíduos podem ser considerados tímidos, emocionalmente frios e até com falta de empatia. De acordo com a organização Myers-Briggs, cerca de 1/3 da população mundial pode ser identificada como introvertida.

Se você está se sentindo isolado, chegue-se a outros introvertidos. Pode ser difícil no começo para quebrar o gelo, mas uma dica pode ajudá-lo: comece com algo simples que vai além bate-papo simples (o que eu tenho certeza que você odeia). Seja real e diga em voz alta algo que esteja realmente em sua mente.

Tanto introvertidos como extrovertidos podem ser tímidos, muito embora a segunda hipótese seja menos comum. Embora uma pessoa tímida possa preferir não estar sozinha, o desconforto ou receio gerado em torno da interação social leva-a a evitar ou minimizar a socialização.

Mudar de introvertido para extrovertido pode ser extremamente difícil (ou até impossível), mas há coisas que os especialistas acreditam que você pode fazer para fazer mudanças reais e duradouras em aspectos de sua personalidade.

A maior desvantagem de ser introvertido está relacionada ao julgamento do outro. Por possuir facilidade em ficar sozinha, ser mais introspectiva e reflexiva, a pessoa introvertida é, muitas vezes, julgada como arrogante, estranha, antissocial, coisa que, definitivamente, ela não é.

Embora a tendência seja pensar que pessoas extrovertidas tenham vantagem no convívio social em relação a pessoas mais retraídas, a verdade é que não há um perfil mais vantajoso quando o objetivo é o sucesso nas relações interpessoais.