O que a psicologia diz sobre o bruxismo?

Perguntado por: lperalta . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

A revisão bibliográfica sobre o Bruxismo relaciona a influência do estresse, ansiedade e conflitos emocionais, tanto na origem como na manutenção desta patologia.

Ele seria uma forma inconsciente de o ser humano descarregar a tensão. O hábito de apertar, morder com força ou ranger os dentes, tanto durante a noite quanto de dia, é conhecido como bruxismo.

Ranger ou apertar os dentes também pode aparecer em pessoas com distúrbios dos movimentos, como a doença de Parkinson, doenças neurológicas, psiquiátricas, respiratórias do sono ou, ainda, pelo uso de álcool, fumo, drogas, alguns tipos de medicamentos e de cafeína.

Para os casos de bruxismo de vigília, no geral, é o aconselhamento e terapia cognitivo-comportamental para evitar os fatores desencadeantes, como hábitos de apertar os dentes, mascar chicletes, controle de ansiedade e estresse.

Além disso, também de acordo com o NHS, reduzir o consumo de álcool e parar de fumar pode ajudar a prevenir o bruxismo. O consumo de drogas recreativas, como êxtase ou a cocaína, também pode piorar o problema.

O bruxismo do sono não tem relação com sintomas de ansiedade, ao contrário do bruxismo diurno. "Há um tempo atrás, achávamos que os pacientes que possuíam bruxismo noturno eram portadores de ansiedade e estresse.

Por outro lado, pessoas que tem bruxismo e DTM podem apresentar dores na cabeça semelhantes à enxaqueca ou à dor de cabeça tipo tensional. A dor de cabeça causada por bruxismo e DTM é chamada de Dor de cabeça Atribuída à DTM.

O bruxismo é um problema que acomete pessoas de diversas idades e sua causa, geralmente, está ligada ao estresse e ansiedade. O ranger dos dentes causa nervoso e grande incômodo para o paciente e para os companheiros que dividem o quarto com eles, considerando os quadros de bruxismo noturno.

Como vimos no tópico acima, sobre o que pode causar bruxismo, algumas mudanças no nosso comportamento podem ajudar no tratamento e reduzir os casos mais leves desta disfunção. Procure mudar a sua rotina e realizar exercícios físicos diariamente, fazer ioga, acupuntura, massagens, beber chás calmantes, etc.

Afinal, o bruxismo consiste em apertar e ranger os dentes de forma involuntária e ritmada, podendo ocorrer em qualquer momento do dia. Atualizado em maio 2023. A melhor posição para dormir é de lado, com a cabeça apoiada no travesseiro e outro travesseiro no meio das pernas, entre os joelhos.

Bruxismo é uma desordem funcional possivelmente relacionada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca. Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono.

O bruxismo ocorre quando os dentes entram em contato de maneira forçada, quer esse contato seja silencioso ou produza sons, especialmente durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula.

Opções de tratamento para bruxismo
A aplicação de toxina botulínica, por sua vez, está indicada no bruxismo diurno e noturno, ao reduzir a atividade da musculatura envolvida. Recomendada nos casos leves ou graves, como costuma acontecer em pacientes com trauma cranioencefálico, coma, autismo e síndrome de Rett.

Silicone também é material indicado para placa para bruxismo
Contudo, é uma alternativa mais barata e indicada, principalmente, no caso de distúrbios da disfunção temporomandibular (DTM).

O tipo de restauração mais indicada
Para indicar o melhor tratamento ao paciente que teve bruxismo, o dentista deverá avaliar a quantidade de desgaste que os dentes sofreram. De acordo com a profissional, pequenas corrosões podem ser restauradas de maneira mais simples através da resina composta.

* Compressas: aplique uma compressa quente na região mandibular por 15 minutos em cada lado. Na maioria das vezes, essa técnica traz grande conforto e relaxamento. É muito importante experimentar a temperatura antes de começar, para evitar desconforto.

O problema é muito comum em crianças até os 6 anos, devido aos dentes estarem crescendo e se acomodando na gengiva. Mesmo sendo frequente nessa faixa etária, é muito importante a visita a um consultório de odontopediatria, para que um profissional acompanhe o caso, evitando complicações futuras.