O que a psicologia diz sobre Jeffrey Dahmer?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

De acordo com um estudo de caso publicado no site Evolution Writers, Dahmer foi diagnosticado com transtorno de personalidade borderline, uma condição que apresenta de fato algumas dificuldades de relacionamento interpessoal.

Outros possíveis diagnósticos de Dahmer, à luz do que se sabe hoje, são transtorno obsessivo compulsivo (em função dos relatos de pensamentos obsessivos e compulsões para matar e da forma organizada e metódica como guardava os corpos) e o transtorno psicótico breve.

No dia a dia da penitenciária, o criminoso tinha um sádico e nojento hábito. Dahmer utilizava comida para esculpir membros decapitados — o ketchup era tido como sangue falso. O objetivo das criações era assustar os outros presos.

Todavia, em nenhum momento Jeffrey Dahmer foi diagnosticado com psicopatia. Os médicos que elaboraram os laudos explicaram que a vida traumática dele, com a mãe com dependência de medicações e o pai ausente, teve uma enorme influência no que ele se tornou.

Mais tarde, a mãe do criminoso passou a trabalhar em um centro comunitário voltado para pacientes com HIV. No entanto, ela veio a falecer aos 64 anos, em decorrência de um câncer de mama, no ano 2000.

Dahmer, após ser julgado e condenado à prisão perpétua, foi diagnosticado com o transtorno de personalidade borderline, transtorno de personalidade esquizotípica ou transtorno psicótico, no entanto, um novo estudo põe em xeque tanto o diagnóstico do serial killer, quanto a sua pena.

Transtorno de Personalidade de Borderline
Por fim, a hipótese mais discutida é a de que Dahmer teria o diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline. Neste, há um medo muito grande de abandono e uma impulsividade em áreas autodestrutivas (o que pode corroborar para o vício em álcool, por exemplo).

Dahmer foi submetido a uma séria cirurgia de amputação de duas hérnias no seu corpo.

No sadismo, a sensação de satisfação pode ocorrer basicamente de duas formas: ao fazer alguém sofrer ou ao presenciar o sofrimento de outros indivíduos. O sadismo é um aspecto de personalidade caracterizado por ser uma forma mórbida de obtenção de prazer, já que a satisfação acontece através do sofrimento alheio.

A onda de assassinatos do serial killer Jeffrey Dahmer chegou ao fim depois que um homem que ele estava tentando atacar conseguiu fugir e notificar a polícia. O referido homem é Tracy Edwards, que escapou da casa de Dahmer em Milwaukee em 22 de julho de 1991.

Experimentos com zumbis
Ou seja: basicamente, Jeffrey Dahmer tentou criar uma espécie de "zumbis". Para isso, ele furava um buraco no lobo frontal do cérebro de suas vítimas, com o auxílio de uma furadeira. Em seguida, preenchia a região com ácido clorídrico.

Após sua libertação, o serial killer voltou para a casa de Catherine, mas logo se mudou permanentemente para um apartamento em Milwaukee. Portanto, podemos confirmar que Jeffrey nunca machucou ou prejudicou sua avó. Catherine estava viva quando ele foi capturado em 1991, e ela faleceu aos 88 anos em 1992.

Serial killers masculinos como Ted Bundy, Jeffrey Dahmer e Dennis Rader ficaram conhecidos por seus crimes brutais e pelos métodos peculiares de seus assassinatos. Eles foram manchete em todo o mundo, considerados psicopatas até hoje.

Sociopata é um termo que as pessoas usam, muitas vezes de forma arbitrária, para descrever alguém que aparentemente não tem consciência, é odioso ou digno de ódio. O termo psicopata é usado para designar um sociopata que é simplesmente mais perigoso, como um assassino em massa.

Lionel está afastado da mídia desde 2020, mas especula-se que ele continua vivo e morando com Shari em Ohio.