O que a psicologia diz sobre a gratidão?

Perguntado por: umartins . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

A gratidão parece ser também altamente adaptativa. Fredrickson (1998) sugeriu que a gratidão pode ser relevante para o bem-estar, coping, e ajustamento, promovendo o desenvolvimento social de laços e recursos de coping que ajudam a manter o bem-estar durante situações estressantes.

Quando falamos de gratidão, podemos identificar 3 tipos: a gratidão teórica, a gratidão passiva e a gratidão ativa.

Estudos mostram que as áreas do cérebro que são ativadas quando as pessoas experimentam gratidão são as mesmas que controlam nossa capacidade de pensar sobre o resultado de nossas ações, ou seja, se planejar e, assim, conseguir desenvolver novos hábitos.

Quando você expressa gratidão, isso desencadeia uma resposta biológica no cérebro do destinatário, que inclui uma onda de dopamina química que leva a uma sensação boa, diz o psicólogo.

A gratidão para a neurociência
Dessa forma, o cérebro entende que algo positivo está acontecendo e libera dopamina, um neurotransmissor que é responsável pela sensação de prazer. A dopamina é a substância que motiva as pessoas a irem em busca de seus objetivos e sonhos.

Uma pessoa pode se sentir grata por ter conseguido um novo emprego, por exemplo, ou pelo que está vivendo no presente. Esse sentimento pode estar direcionado a um ser superior, a si mesmo pelo esforço, ao universo ou a uma combinação de fatores. A palavra gratidão tem sua origem no latim gratia, que significa graça.

De fato, talvez seja este o grande benefício da gratidão. Ela estimula o que temos de melhor na nossa natureza – a reciprocidade e o cuidado mútuo. Uma das consequências da gratidão é que ela nos motiva a devolver algo de bom ao benfeitor ou ao mundo.

7 formas de demonstrar gratidão

  • Deixe bilhetinhos pela casa. Que tal escrever uma mensagem bem carinhosa para seus familiares? ...
  • Use e abuse das palavrinhas mágicas. Obrigado, por favor, com licença… ...
  • Valorize os momentos compartilhados. ...
  • Esteja sempre pronto para ajudar. ...
  • Seja gentil. ...
  • Escute. ...
  • Expresse seu amor.

A Bíblia diz em Salmos 92:1-2: “Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua benignidade, e à noite a tua fidelidade.” Comece o dia com uma atitude de gratidão.

A gratidão, inclusive, é uma chave fundamental para atrair boas energias no ano de 2021 que já está aí. É possível fazer uma retrospectiva dos fatos positivos do seu ano? Agradecendo por eles, você cultiva e atrai as boas energias para você. O sentimento de gratidão desperta determinado estado emocional e vibracional.

Conheça na galeria sete benefícios comprovados cientificamente da gratidão:

  • Mais relacionamentos. Dizer “obrigado”, além de ser o correto e educado, pode te ajudar a fazer novos amigos. ...
  • Saúde física. ...
  • Saúde mental. ...
  • Mais empatia e menos agressividade. ...
  • Fim da insônia. ...
  • Aumento da autoestima. ...
  • Força mental.

O que é a gratidão? A gratidão é uma emoção positiva em que você se sente agradecido, associada a vários benefícios para a saúde mental e física. Quando você pratica a gratidão, responde com sentimentos de bondade e generosidade a todas as coisas que acontecem com você.

Considerando novamente a admoestação do Apóstolo Paulo: “Em tudo dai graças…” (1 Tessalonicenses 5:18), devemos ser gratos pelas bênçãos que desejamos, tanto quanto por aquelas que nos vêm e que estão além de nossa capacidade atual de compreender.

Salmo 75:1
damos-te graças, pois perto está o teu nome; todos falam dos teus feitos maravilhosos.

Obrigado, Pai, por Teu perdão e por dar-me uma vida plena e abundante. Senhor, a Ti, que és o Criador de tudo o que sou e do que possuo, dedico a minha vida, clamando para que eu veja e faça sempre a Tua vontade, e que minhas obras honrem e glorifiquem o Teu Nome. Amém!”

Como podemos tornar-nos mais gratos?

  1. Escreva cartas de agradecimento. Experimente escrever cartas de agradecimento a quem o faz sentir bem ou teve um impacto positivo na sua vida. ...
  2. Mantenha um diário de gratidão. ...
  3. Subtraia mentalmente eventos positivos. ...
  4. Treine a atenção plena ou mindfulness.

O que é Gratidão:
Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é uma espécie de dívida, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela.

Também chamado de “Quarteto da Felicidade”, estes neurotransmissores são: endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina. Cada uma dessas substâncias químicas, liberadas naturalmente pelo cérebro, exerce um trabalho específico e muito especial para o nosso organismo.

Entre eles, os 4 hormônios da felicidade mais falados são:

  • Serotonina.
  • Endorfina.
  • Oxitocina.
  • Dopamina.