O que a prancha faz na barriga?

Perguntado por: dbarbosa . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

A prancha abdominal é considerada um exercício isométrico para fortalecer o core – isto é, o centro do nosso corpo – e os músculos paravertebrais e estabilizadores.

Prancha é uma ótima maneira de desafiar o seu corpo inteiro, pois fazê-la todos os dias irá queimar mais calorias do que outros exercícios abdominais tradicionais. Os músculos que você fortalece fazendo esse exercício diariamente, irão garantir que você queime mais energia, até mesmo você que é sedentário.

A prancha abdominal trabalha principalmente os grupos musculares do core, incluindo os glúteos, o oblíquo externo, o reto abdominal e o transverso.

A prancha é um excelente exercício para quem quer definir a barriga e tonificar o core, região dos músculos abdominais. Pensando nisso, o professor de educação física, Kaio Cesar Pereira, recomenda a execução de três variações desse movimento para ter resultados efetivos no abdômen.

Em quanto tempo consigo notar os benefícios da prancha? De acordo com Janaína, depende da frequência, do tipo de treino e em qual contexto você está fazendo a prancha. Mas, de forma geral, o core ganha mais força em algumas semanas.

Manter a prancha isométrica e trazer o joelho flexionado em direção ao cotovelo, alternando os lados, traz uma ativação maior para o abdômen. Abrir e fechar as pernas, mantendo a prancha isométrica, sem deixar o peito e o quadril cederem – é um verdadeiro desafio!

“O ideal é esperar ao menos uma hora, no caso de refeições leves como o café de manhã. Se a refeição tiver alimentos mais pesados e for maior, como costuma ser o almoço, é melhor esperar ao menos duas horas antes de iniciar atividades físicas”, indica.

Caminhada, corrida, ciclismo e natação são ótimas maneiras de perder barriga. Esses exercícios ajudam a aumentar a frequência cardíaca, acelerar o metabolismo e queimar calorias, incluindo a gordura subcutânea.

Bom, então temos uma resposta: a prancha é a melhor opção para definir a barriga, mas também por trabalhar outras áreas do corpo.

Corrida, ciclismo ou até mesmo natação de alta intensidade são excelentes para acabar com a pochete da barriguinha. 2 - Antes de tentar suar a camisa até ficar esgotada na academia, fique de olho na sua dieta e nos seus hábitos de frequência ao banheiro.

1. Como afinar a cintura com exercícios

  1. corrida ao ar livre ou na esteira;
  2. bicicleta;
  3. natação:
  4. pular corda;
  5. polichinelos;
  6. dança rápida;
  7. caminhada (quanto mais rápida, maior a queima de gordura).

Portanto, para secar e definir os músculos do abdômen, deve-se realizar exercícios aeróbicos, como a corrida, e que ajudam a fortalecer a região abdominal, além de manter uma dieta rica em proteínas e fibras, que garantem o bom funcionamento do intestino e ajudam a tirar a sensação de inchaço.

O jeito certo:
A posição correta da prancha exige que as costas alinhadas estejam alinhadas com a cabeça, que a cabeça esteja baixa e o peso seja distribuído nos ombros e cotovelos, como na foto acima. Repare ainda nas palmas das mãos viradas para cima.

Para iniciantes, de acordo com Lucas, uma sugestão é começar com 3 séries de 15 segundos. Depois, evoluir para 2 séries de 30 segundos, até uma série de um minuto. “O mais indicado seria realizar dia sim dia não, respeitando o tempo que a musculatura precisa para descansar até gerar um novo estimulo.

Por causa da necessidade de estabilização durante o exercício, ficando na mesma posição e até às vezes se apoiando em uma perna só, a prancha melhora seu equilíbrio corporal. Dessa forma, se você encarar o desafio de 30 dias, fazer os exercícios diariamente queima mais calorias que os abdominais tradicionais.

O que 1 minuto de prancha faz? Pesquisas mostram que para a maioria das pessoas, ficar na posição de prancha um minuto de cada vez cria um tronco resistente. Mas se você tem um histórico de dor nas costas, 10 segundos são suficientes para reduzir o risco de dores nas costas.

Estima-se a queima de 600 calorias por hora na prática do esporte.