O que a pomba gira sete saias gosta?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Para oferendas, ela gosta de perfumes de flores e velas nas cores vermelha, rosa e branco. Dê preferência as oferendas as 18h de sexta feira de Lua Cheia em encruzilhadas.

Atrair amor
Chame, então, pela Pombagira Dama da Noite e faça a ela seus pedidos para abrir caminhos na atração e no amor, mas nunca diga o nome de ninguém. Coloque ao lado uma taça de champanhe e um copo de água, que serão despachados no dia seguinte pela manhã em água corrente da pia mesmo.

'Dona Sete' é a forma como algumas Pomba-Giras se denominam. Ela é a Rainha que domina as Encruzilhadas, as Catacumbas, as Covas, as Marés, as Almas. Dona Sete se apresenta como uma mulher de meia idade, muito reservada, educada, inteligente e culta.

A Pomba-Gira é uma entidade do Candomblé e da Umbanda, representada por uma mulher independente, sensual e incorporada através de médiuns. Ela é conhecida como uma representação das forças da natureza, sendo assim, equivalente à figura feminina de Exu, o guardião do comportamento humano.

A Pomba Gira Sete Saias é uma entidade mística que trabalha no mundo espiritual, que aparece sempre com suas sete saias e colares que dão sete voltas, é muito ligada a este número. Ela costuma atuar em questões ligadas ao amor, dinheiro e saúde. Sua saudação é: “Laróiè pomba gira, laróiè 7 saias.”

Peço-te assim, agora, gira, vai mulher, gira a meu favor, gira ao meu favor, trazendo para mim o (nome da pessoa). Pedindo assim: ar move, fogo transforma, água forma, terra cura e vai girando, e a rocha vai girando. Vai trazer para mim (nome da pessoa) de volta o mais rápido possível, louco e muito apaixonado.

As cores predominantes da Pomba Gira são o vermelho e o preto. É representada com saias rodadas, blusas rendadas, colares, flores e muitos enfeites. Segundo a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a cachaça, o espelho, as bijuterias e batons.

As velas para Pombagiras e Exús podem ser toda vermelha, toda preta, bicolor preta e vermelha ou toda branca.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Cada um deles tem sua bebida e comida preferida, indo desde a já famosa farofa, cachaça e a cerveja, até vinhos e uísques refinados. Velas, charutos ou cigarros são sempre bem-vindos. Para as Pombagiras, itens mais delicados agradam mais, como brincos, pulseiras, colares, perfumes, rosas, champanhe, anis, vinho rosé.

Maria Padilha

De acordo com as pesquisas de Reginaldo Prandi, “Maria Padilha, talvez a mais popular pombagira, é considerada espírito de uma mulher muito bonita, branca, sedutora, e que em vida teria sido prostituta grã-fina ou influente cortesã.”

Não existe perigo de atrair espíritos inferiores ao acender velas em casa, pois estes não têm força para permanecerem no ambiente, a menos que sejam invocados. Pense bem: imagine a quantidade de espíritos que circulariam no seu lar, cada vez que sua energia fosse interrompida; ela seria inabitável.

Pomba-Gira
As frutas são: figo, morango, maçã vermelha. Elas protegem os terreiros de Umbanda e seus médiuns.

As mais conhecidas são Pombagira Rainha, Maria Padilha, Pombagira Sete Saias, Maria Molambo, Pomba Gira da Calunga, Pombagira Cigana, Pombagira do Cruzeiro, Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros, Pombagira das Almas, Pombagira Maria Quitéria, Pombagira Dama da Noite, Pombagira Menina, Pombagira Mirongueira e Pombagira ...

Pombagira: 08 de março, juntamente com o Dia Internacional das Mulheres. Exu: 24 de gosto e 13 de junho (no sincretismo com Santo Antônio)

Em respeito a energia de grande força de Exu, costuma-se pedir licença antes de adentrar aos espaços destinados à eles. Deste modo, antes de entrar no Reino, deve-se bater 3 palmas para “avisar” que estão entrando e saudá-los com a expressão “Larouiê Exu!” que significa “Salve Exu ou Acorde Exu”.

A figura de Pomba-Gira pode ser identificada como companheira, mulher (não esposa) dos Exus, desempenhando, quando em sua presença, os papéis esperados da figura feminina no contexto do modelo tradicional das relações de gênero.

Pombagira é mulher de Sete Maridos!

A Pomba Gira mais velha que existe, não é uma Pomba Gira da encruzilhada, mas sim do cemitério , ela é do cruzeiro das almas da calunga, não usa preto e vermelho . Apresenta-se vestida de preto e amarelo , preto e roxo ou branco e coral. Em seu ponto riscado, prevalecem indicativos deste habitat onde atua.