O que a planta precisa para viver?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

As plantas precisam de água, sais minerais, ar, luz e calor para viver. As plantas alimentam-se de forma diferente da dos animais. Os animais precisam ingerir os alimentos. As plantas, através de suas raízes, absorvem água e sais minerais.

Além de água, ela precisa também da energia solar e de gás carbônico. Além de tudo isso é importante também que o solo (terra) esteja bem cuidada, rica em sais minerais.

As plantas precisam para sobreviver basicamente de água, sais minerais, ar, luz e calor. As plantas alimentam-se pelas suas raízes, onde absorvem água e sais minerais. E por meio das folhas ou caule, absorvem gás carbônico e energia da luz, para transformá-los em alimento, processo denominado fotossíntese.

Para crescer, as plantas precisam de água, dióxido de carbono (do ar), e energia luminosa do sol.

Ciclo de vida dos vegetais
O ciclo de vida de todas as plantas apresenta alternância de gerações, sendo observadas uma geração multicelular haploide e outra multicelular diploide. A geração multicelular haploide é a fase do gametófito, que produz gametas por mitose.

O oxigênio é absorvido através dos estômatos e também é por meio deles que elas perdem água. Porém, isso não acontece na forma líquida, mas sim na de vapor. Existem estômatos espalhados por todo o corpo da planta. Ou seja, assim como a respiração, a transpiração vegetal também ocorre em toda a superfície.

1º - Brotamento: o corpo da planta pode desenvolve brotos, que, em determinado momento, separam-se e originam uma nova planta. 2º - Divisão binária: a célula divide-se em duas células-filhas. 3º - Fragmentação: a planta divide-se em fragmentos, dando origem a novas plantas idênticas.

Na fotossíntese, as raízes das plantas absorvem água e sais minerais e as folhas absorvem luz do Sol e gás carbônico, um gás presente no ar. Todos esses componentes são então combinados e geram a glicose, o alimento das plantas.

Os seres vivos tendem a possuir adaptações de acordo com o ambiente em que vivem. Plantas de clima quente e seco, geralmente, têm suas folhas diminuídas, ou até mesmo modificadas em espinhos, como forma de reduzir a superfície de contato e evitar, assim, a transpiração.

As raízes ajudam a fixar a planta ao solo e são responsáveis pela absorção de substâncias essenciais, como água e sais minerais. Além disso, elas conduzem as substâncias e atuam também como reserva.

As plantas precisam da luz solar para realizar a fotossíntese, processo que lhes permite armazenar moléculas de açúcar para continuarem crescendo. No entanto, muito sol pode desidratá-las e danificar suas folhas.

A raiz é uma estrutura presente em vegetais do grupo das pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Está localizada na base do vegetal e tem como função principal promover a absorção de água e nutrientes presentes no meio externo, geralmente no solo.

As plantas são seres vivos. Eles germinam, crescem, se reproduzem e morrem, elas precisam do ar, da água, da luz e do calor do Sol.

Representa, portanto, o estudo de como a planta se desenvolve ao longo de suas diferentes fases: germinação (Figura 1), emergência, crescimento e desenvolvimento vegetativo, florescimento (Figura 2), frutificação, formação das sementes e maturação. Foto: Raffaella Rossetto.

duas fases. A primeira, fase vegetativa, inicia-se com a germinação da semente indo até a planta adulta. A segunda, fase reprodutiva, vai do inicio da floração até a formação dos frutos e sementes.

O caule é um órgão presente nas plantas que conecta as raízes às folhas. Essa conexão é conseguida graças à presença de vasos condutores (xilema e floema) em seu interior, os quais são responsáveis pela condução de substâncias dentro do corpo do vegetal.