O que a planária causa no ser humano?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Esse é um verme de vida livre e não faz nenhum mal aos humanos e ao ambiente. Eles são super importantes para a manutenção do ecossistema, se alimentam de outros invertebrados, podendo, por isso, ser úteis no controle de pragas.

Medindo cerca de 1,5 cm de comprimento, a planária pode ser encontrada em córregos, lagos e lugares úmidos. Elas locomovem-se com ajuda de cílios e alimentam-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de animais maiores, entre outros exemplos.

As planárias aquáticas vivem sobre o fundo de córregos ou lagoas e em ambientes costeiros – em mares ou oceanos. As planárias são carnívoras, alimentando-se de outros invertebrados como larvas de insetos, tatuzinhos-de-jardim, caracóis e minhocas.

A planária é um platelminto de vida livre. Alguns platelmintos apresentam sistema digestório, que é ausente em outras espécies. O sistema digestório dos platelmintos é incompleto, sendo a boca a única abertura para o trato digestivo. Não apresentam sistema circulatório, tampouco sistema esquelético.

A melhor coisa é se couber um melanurus. Realmente é o método mais natural e eficaz que existe é o melanurus, mas tem que ser um aquário de no mínimo uns 200 litros, ele nada demais. Outra maneira é sifonar as planárias e diminuir a alimentação.

Isto é, se cortarmos uma planária ao meio, obtêm-se duas, caso seja dividido em três, resultam três planárias e assim sucessivamente. Este tipo de divisão ocorre devido á reprodução assexuada que se traduz numa regeneração de pequenos fragmentos do animal, que é designada por fragmentação.

nungara apresenta tons de amarelo-dourado ou cor de mel, com diminutas estrias pretas. A O. marmorata é marrom-claro, com estrias em tom verde-amarronzado. Os olhos das planárias, que não enxergam, mas funcionam com sensores de claro e escuro, estão distribuídos de forma distinta pelos seus corpos.

Para identificar uma planária é só verificar a estrutura de seu corpo com dorso achatado. No entanto, esses bichinhos não têm distinção com a cabeça e o restante do seu organismo. Sua simetria, portanto, é bilateral.

Use um carvão ativado de boa qualidade até que não veja mais planárias. Nesse período, troque-o semanalmente. Recomendamos as marcas Two Little Fishies e Brightwell, essas são livre de fosfatos e tem excelente grau de absorção.

Resposta verificada por especialistas. As planárias vivem desde que não sejam mortas, se forem bem cuidadas viverão indefinidamente, pois as planárias são consideradas um animal imortal, capaz de recuperar partes perdidas de seu corpo.

Sua respiração é feita por difusão de gases na superfície do pequeno corpo achatado. Células flama e poros excretórios liberam desejos corporais indesejados e regulam o volume corporal das planarias.

Medindo cerca de 1,5 cm de comprimento, esses platelmintos podem ser encontrados em córregos, lagos e lugares úmidos.

Após algum tempo após a cópula (de 5 a 49 dias) ocorre a postura dos casulos que são envoltos em uma espuma branca que os prende ao substrato. A eclosão dos casulos se dá em tempo variável, em torno de 18 a 43 dias (em média 29 dias) dependendo da umidade e da temperatura.

Uma doença é provocada por platelmintos, a esquistossomose é conhecida como Barriga d'água e também chamada de Bilharzíase, é uma doença que pode afetar a bexiga urinária, o fígado e outros órgãos. Ela é provocada pela infecção por meio de vermes parasitas de água doce, em alguns países tropicais e subtropicais.

Verminoses causadas por Platelmintos

  • Esquistossomose.
  • Teníase e Cisticercose.
  • Cisto hidático (Hidatidose)

23 dias

Os exemplares empregados nesse estudo advieram de uma população que se reproduz sexuadamente. Em laboratório, sob condições naturais de temperatura oscilando de 23 a 26 oC, que corresponde ao período de inverno da região Nordeste, o tempo de regeneração variou de 14 a 23 dias.

A diferença entre as lesmas e as planárias radica principalmente na estrutura de seu corpo, por exemplo, a lesma tem epiderme finamente rugosa a da planária é lisa, A lesma tem um corpo robusto e cilíndrico, e consta de um par de tentáculos na cabeça.

Nesses animais, não há sistema circulatório, nem respiratório. Muitas trocas gasosas e eliminação de resíduos nitrogenados ocorrem por meio de processos de difusão pela superfície do corpo.

Continuar lendo O que a planária causa?