O que a planária causa?

Perguntado por: agomes2 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Planárias são platelmintos que não causam infecções em seres humanos, diferentemente de algumas outras espécies desse mesmo filo, como a tênia, que causa a teníase e o platelminto causador da esquistossomose.

As planárias fazem parte do filo dos platelmintos (vermes achatados) de vida livre (turbelários). Eles se distribuem em ambientes marinhos, mas também ocorrem em ambientes terrestres e de água doce. A maioria das espécies é predadora e bentônica.

Verminoses causadas por Platelmintos

  • Esquistossomose.
  • Teníase e Cisticercose.
  • Cisto hidático (Hidatidose)

As planárias aquáticas vivem sobre o fundo de córregos ou lagoas e em ambientes costeiros – em mares ou oceanos. As planárias são carnívoras, alimentando-se de outros invertebrados como larvas de insetos, tatuzinhos-de-jardim, caracóis e minhocas.

A gran- de maioria vive no solo das florestas, mas algumas poucas espécies podem ser encontradas em am- bientes urbanos, como jardins e terrenos baldios, onde são às vezes confundidas com as lesmas (que pertencem a outro grupo, o dos moluscos).

Use um carvão ativado de boa qualidade até que não veja mais planárias. Nesse período, troque-o semanalmente. Recomendamos as marcas Two Little Fishies e Brightwell, essas são livre de fosfatos e tem excelente grau de absorção.

Resposta verificada por especialistas. As planárias vivem desde que não sejam mortas, se forem bem cuidadas viverão indefinidamente, pois as planárias são consideradas um animal imortal, capaz de recuperar partes perdidas de seu corpo.

Após algum tempo após a cópula (de 5 a 49 dias) ocorre a postura dos casulos que são envoltos em uma espuma branca que os prende ao substrato. A eclosão dos casulos se dá em tempo variável, em torno de 18 a 43 dias (em média 29 dias) dependendo da umidade e da temperatura.

Em laboratório, planárias geralmente são alimentadas com pedaços de invertebrados. A alimentação, duas vezes por semana, com fígado, foi por nós empregada uma vez que é também adequada, conforme dados da literatura (Galtsoff, 1959), para manter animais em laboratório.

Para identificar uma planária é só verificar a estrutura de seu corpo com dorso achatado. No entanto, esses bichinhos não têm distinção com a cabeça e o restante do seu organismo. Sua simetria, portanto, é bilateral. Planaria é um gênero das planárias da família Planariidae.

PLANÁRIAS MARINHAS
O filo Platyhelminthes constitui os vermes achatados, genericamente chamados de planárias, além de alguns conhecidos parasitas de vertebrados como as tênias, fascíolas e o agente causador da esquistossomose (Schistosoma mansoni).

Os sintomas das verminoses variam de acordo com o tipo do verme, no entanto, os sintomas mais comuns são: dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios.

2 – Problemas de pele, tais como, úlceras, erupções cutâneas, pele seca e eczema, urticária e lesões papulosas. 3 – Cansaço frequente, apatia, depressão, moleza.

Uma doença é provocada por platelmintos, a esquistossomose é conhecida como Barriga d'água e também chamada de Bilharzíase, é uma doença que pode afetar a bexiga urinária, o fígado e outros órgãos. Ela é provocada pela infecção por meio de vermes parasitas de água doce, em alguns países tropicais e subtropicais.

Medindo cerca de 1,5 cm de comprimento, esses platelmintos podem ser encontrados em córregos, lagos e lugares úmidos.