O que a pilha vazada pode causar?

Perguntado por: esoares . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

A pilha usada costuma vazar um líquido contido em seu interior, que é rico em metais tóxicos - os mencionados acima. Entre os males provocados pelo contato com metais pesados estão: doenças nos rins, pulmão, ataque ao sistema nervos central e ainda câncer. Veja mais!

O estouro de uma pilha AA é teoricamente inofensivo, mas há relatos de pessoas que se machucaram com baterias maiores, como as de laptops. Pilhas comuns, quando estouram, soltam um líquido marrom, que é a mistura dos metais na parte interna.

Se a pilha vazar e o eletrólito (o fluido da pilha) entrar em contato com os olhos, lave com água abundante e procure atendimento médico imediatamente. Caso o eletrólito entrar em contato com a pele ou roupa, lave a área exposta com bastante água. Ocorrendo irritação, procure auxílio médico.

Segundo ela, o azinhavre ou zinabre, a camada esverdeada que se forma na superfície do tacho de cobre em função da exposição à umidade, pode provocar, no máximo, um desconforto intestinal e não representa um risco à saúde.

Baterias e pilhas contêm produtos químicos altamente tóxicos, e a reação entre eles produz eletricidade que funciona como uma usina portátil. Zinco, chumbo e manganês são metais que compõem esses elementos e que podem contaminar o solo e as águas subterrâneas se jogados no lixo de forma incorreta.

As baterias presas no esôfago devem ser removidas o mais rápido possível, pois danos graves podem ocorrer em apenas 2 horas. Baterias no nariz ou no ouvido também devem ser removidas imediatamente para evitar danos permanentes”, aconselhou o Centro.

Quando essas baterias se alojam no esôfago, podem causar sérios danos em menos de 2 horas. Embora as células de lítio sejam mais preocupantes porque são maiores e mais propensas a parar no esôfago das crianças, pilhas-botão também podem causar ferimentos graves, especialmente em crianças menores de 1 ano.

Pó preto (pó de carvão) espalhado.

Além de poluentes, descartar pilhas e baterias no lixo comum, pode afetar a saúde de seres vivos. Ao ser inalado por humanos através da água ou alimento contaminado, o mercúrio é capaz de causar danos neurológicos, renais, hipertensão, anemia, paralisia e até mesmo déficit de atenção.

O zinabre pode ser removido com álcool isopropílico ou desengripantes com ação de limpeza profunda. Para remover o zinabre da bateria, existem duas principais opções para facilitar o processo, sendo válido destacar que é viável a utilização de uma lixa ou uma escova metálica para a finalização da limpeza da peça.

Umedeça uma haste flexível (ou uma escova de dentes velha) com o vinagre e esfregue toda a parte do controle suja (inclusive os contatos elétricos), até que o líquido marrom saia por completo. Em seguida, passe um pano seco e deixe o controle aberto para secar completamente.

Quando alguém coloca a pilha na água quente, ocorre… algo semelhante. Calma pessoal, a pilha não chega a explodir, mas, o aumento da temperatura favorece a perda de elétrons no ânodo.

As pilhas modernas são protegidas por capas de aço e papelão, mas até elas podem "furar" ocorrendo então o vazamento das pilhas com perigo para os componentes do aparelho alimentado.

O ácido sulfúrico é um líquido corrosivo que pode causar queimaduras ou irritações na pele e nos olhos, podendo também danificar roupas; Sempre empilhe as baterias de forma correta para evitar quedas; Use óculos de segurança ao manusear baterias; Lave sempre as mãos após manusear baterias.