O que a pessoa sente quando toma sertralina?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

Quais são os efeitos colaterais da sertralina? Tontura por causa da redução de sódio no sangue e diarreia são as reações adversas mais comuns. Idosos e pessoas com histórico de doença nos rins ou no coração merecem mais cuidados para não sobrecarregarem esses órgãos.

Presume-se que o mecanismo de ação da sertralina seja uma inibição de captação neuronal de serotonina (5-HT) no sistema nervoso central (SNC). Estudos com doses clinicamente relevantes no homem têm demonstrado que a sertralina bloqueia a captação de serotonina no interior das plaquetas humanas.

Reações muito comuns (ocorre em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): insônia, tontura, dor de cabeça, diarreia, náusea (enjoo).

O medicamento cloridrato de sertralina não deve ser usado se você tiver história de alergia à sertralina ou a outros componentes da fórmula; se você estiver usando antidepressivos chamados de inibidores da monoaminoxidase (IMAO); ou se você estiver usando pimozida.

Em geral, entre sete e 15 dias já é possível notar alguma melhora discreta dos sintomas quando o paciente está usando a medicação”, afirma a psiquiatra Claudia Chaves Dallelucci.

Geralmente ele é indicado para tomar na parte da manhã, principalmente no início do tratamento, porque a insônia é um dos seus efeitos colaterais comuns. Mas você deve respeitar o esquema de doses que o seu médico indicar.

Além disso, este outro artigo científico (também em inglês) aponta que a sertralina tem vantagem sobre a fluoxetina em pacientes severamente deprimidos e os pacientes melancólicos com baixa ansiedade.

Cada organismo leva um certo tempo para se ajustar aos antidepressivos; em alguns casos, pode levar até meses para se notar os efeitos desejados do medicamento. Existe a possibilidade de mudanças negativas durante esse período, como aumento da tendência suicida.

Em alguns pacientes, pode dar sono. De fato, ao checar os efeitos colaterais na bula da sertralina, encontramos a sonolência. Em outros casos, esse efeito também pode ser consequência da insônia.

Existem reações com o uso de ISRS (Inibidores seletivos da receptação de Serotonina) q ocorrem inicialmente, como o aumento do nervosismo, q não costumam perdurar por mais de 1 semana. Se forem insuportáveis ou durarem mais do q isso, relate para o seu médico!

Como a sertralina funciona? O medicamento atua no cérebro, atuando em cima da substância serotonina, onde aumenta e estimula sua disponibilidade. Dessa forma, o remédio consegue aliviar os sintomas da depressão, entre outros relacionados ao tratamento da doença.

"Se a pessoa beber muito, não vai permitir que o antidepressivo funcione de forma tão eficaz", disse Andrews. A combinação de álcool com ISRS também pode ampliar os efeitos colaterais do medicamento e intensificar sensações como sonolência, fadiga ou tontura, acrescentou.

“O que acontece é que a pessoa, às vezes, engorda porque come por ansiedade. Por isso, ao tratar a condição com a sertralina, ela melhora o sintoma ansioso e controla a compulsão alimentar, o que causa a mudança de peso”, explica a profissional.

Sintomas de abstinência de antidepressivos em geral são de leve a moderada intensidade, e incluem cefaleia, vertigem, irritabilidade, sensação de cabeça vazia, entre outros. Grande número de pessoas faz uso de antidepressivos.

Exemplos destes são sertralina, fluoxetina, citalopram entre outros. Pode sentir sonolência, o que poderia afetar os seus níveis de energia quando se trata fazer um grande treino! Além disso é possível ter a boca seca e suar excessivamente.

Indicação: O cloridrato de sertralina comprimidos revestidos é indicado para o tratamento da depressão acompanhada por sintomas de ansiedade, do transtorno obsessivo compulsivo em adultos e crianças acima de 6 anos de idade, do transtorno do pânico, do transtorno do estresse pós- traumático, da fobia social ou ...

É muito comum os pacientes deprimidos, principalmente as mulheres, terem outros distúrbios psiquiátricos associados não diagnosticados e não tratados adequadamente. Isso leva a respostas parciais ao tratamento antidepressivo.