O que a pessoa sente quando para de usar droga?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 4 votos

Desta forma, a pessoa que fica sem consumir a droga, no processo de abstinência começa a sentir sintomas desagradáveis que estão relacionados tanto ao seu corpo, quanto a sua mente, como por exemplo: irritabilidade, agressividade, náuseas, vômitos, confusão mental, tremores, entre outros.

A heroína é um opiáceo que faz o nível de dopamina do sistema de recompensa do cérebro aumentar até 200% em animais de laboratório. Além de ser provavelmente a droga mais viciante, a heroína também é perigosa porque a dose que pode causar a morte é só cinco vezes maior que a necessária para ficar chapado.

Para lidar com os sintomas da abstinência de drogas você pode tomar algumas medidas simples, que são: Procure praticar exercícios com certa regularidade. As atividades físicas promovem sensações de bem-estar e de prazer, e isso pode auxiliar o dependente a se livrar das drogas.

Redução intensa e imediata da energia e do humor, o dependente químico chega a ficar com lentificação e fadiga. O Crash se apresenta logo após cessar o uso, pois há uma queda brusca da dopamina no sistema de recompensa cerebral. Há a presença de fissura, ansiedade, paranoia e depressão.

Alterações bruscas no comportamento
Sentimentos de culpa, melancolia, depressão e tristeza profunda também acontecem, assim, de uma hora para a outra. Além disso, não podemos deixar de citar que o dependente químico se torna cada vez mais agressivo, como uma resposta do uso de drogas do seu organismo.

tremores, sudorese, palidez; cefaleia; dificuldade para dormir; náuseas e vômito.

Como já mencionado, não existem parâmetros definidos. Porém, uma pessoa sexulmente ativa, com cerca de três encontros semanais, pode começar a sentir os efeitos da falta de sexo depois de cerca de 30 dias sem, não sendo uma regra.

Nesse cenário, dois medicamentos são consensos entre os médicos: dissulfiram e naltrexona.

“Além da heroína, outras cinco drogas têm crises de abstinência com sintomas físicos claros: a nicotina, o álcool, o crack, os tranqüilizantes benzodiazepínicos, como Valium, e os barbitúricos, usados como remédios para dormir”, diz o toxicologista Anthony Wong, da Universidade de São Paulo.

A cocaína causa uma excitação geral do organismo. Ela melhora o estado de alerta, os movimentos, acelera os pensamentos, tira o sono e suprime o apetite. Isto ocorre por sua ação no Sistema Nervoso Central, interferindo com as reações químicas do cérebro. O usuário tem uma sensação de poder, força e euforia.

O que corta o efeito da cocaína? Na verdade, não há nenhuma substância que consiga cortar os efeitos da cocaína de modo imediato. Em algumas situações, é possível apenas amenizar os sintomas. Por exemplo, o leite, apesar de não cortar o efeito da cocaína, pode ajudar muito o usuário desse entorpecente.

A toxina presente na cocaína tem acesso direto ao nosso cérebro, e lá faz todo tipo de alteração, o que deve ser observado atentamente, pois é nas alterações no cérebro que começamos a observar todos os efeitos da cocaína, sendo então o primeiro local onde ocorre tal feito.

Esses dados indicam que a cannabis é menos viciante que outras substâncias de uso frequente, como a nicotina, que tem uma taxa de dependência de 32%, a heroína, com 23%, a cocaína, com 17% e o álcool, com 15%.

O uso de substâncias químicas, como álcool, opioides, dentre outras drogas, também pode causar ansiedade e depressão.

4- Xingamentos jamais: amor e carinho devem ser prioridades no trato com um dependente em recuperação. Esse é o período em que ele mais precisa do apoio familiar. Palavras grosseiras, gritos e ofensas são as piores coisas a se fazer.

Quando o dependente químico passa a não ter cuidados consigo mesmo, deixando de tomar banho, comer, escovar os dentes, é sinal de que ele está na fase mais profunda do vício. Nesse momento ele não lembra de mais nada ou de ninguém, é capaz de abandonar a si mesmo para ir atrás da droga.