O que a pessoa sente quando a alma sai do corpo?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 1 de março de 2023
4.1 / 5 2 votos

Ele conta que, uma vez fora do corpo físico, o espírito recarrega suas energias. “Ao se desprender da matéria, a pessoa percebe que não é apenas seu corpo físico, e novos horizontes se apresentam.

E é graças ao sono que o espírito se liberta do corpo e pode vivenciar outras experiências no plano espiritual, de acordo com a doutrina espírita. Segundo o decodificador do espiritismo Allan Kardec, no sono mais profundo ocorre o que se chama de 'emancipação da alma'.

De acordo com um artigo publicado pelo Instituto de Pesquisas Projeciológicas e Bioenergéticas, a prática não deve ser considerada perigosa. Isso porque é algo que, muitas vezes, acontece de forma natural durante o sono, sem prejudicar o dia a dia da pessoa.

Segundo pesquisadores americanos, a alma humana estaria localizada no cérebro.

Os pesquisadores sabem que experiências fora do corpo podem ser induzidas “por traumas cerebrais, privação sensorial, experiências de quase-morte, drogas psicodélicas e dissociativas, desidratação, sono e estimulação elétrica do cérebro”, entre outros. Em algumas pessoas, isto também pode ser induzido deliberadamente.

Em suma, dependendo do grau de evolução do espírito, o indivíduo fica de 10 a 15 dias, em geral, imaginando que está encarnado e que está melhorando.

Depois que o corpo humano perde suas funções vitais, ele começa a se desintegrar em matéria orgânica mais simples através de processos químicos e biológicos. A duração deles pode variar de semanas a anos, a depender de alguns fatores específicos.

Quando ocorre a morte encefálica, não existe mais a consciência do paciente. Ele não consegue mais pensar ou perceber o meio ao redor. Ele deixa de existir como pessoa e seus órgãos fora do sistema nervoso continuam funcionando de forma artificial”, afirma Duarte.

Por se tratar de uma possível falha de comunicação, a pessoa volta a ter consciência cerebral enquanto o corpo ainda está dormindo, fazendo que os movimentos demorem a voltar, causando a paralisia do sono. As alucinações que acontecem durante o transtorno são causadas pela entrada ou saída abrupta da fase REM do sono.

Quando o Espírito, junto com o perispírito, se desprendem do corpo no fenômeno do desdobramento, os laços que se prendem ao corpo se afrouxam, mas permanecem ligados através de um cordão fluídico prateado, conforme citado por André Luiz no livro Nosso Lar, capítulo 33 (Psicografia de Francisco Cândido Xavier).

A experiência fora do corpo (também conhecida como EFC, projeção de consciência, ou projeção astral) é uma vivência que ultrapassa as barreiras físicas.

O Estado Vibracional é a condição na qual se percebe a sensação de vibração no próprio corpo físico, como se fosse percorrido por ondas elétricas indolores, ou de formigamento, causada pela aceleração vibracional do energossoma (corpo energético) e do psicossoma (corpo das emoções).

A ideia de que a alma pesa 0,75 onça, ou melhor, 21 gramas, que foi a diminuição de peso registrada no primeiro caso do experimento de MacDougall, continua viva.

Mas o conceito geral de espírito e alma, inclusive dos dicionários de outras línguas, espírito e alma são a mesma coisa. E o espiritismo, a religião que mais estuda espíritos, ensina o que recebeu e recebe dos próprios espíritos: a alma é o espírito encarnado, e o espírito é a alma desencarnada, ou seja, a mesma coisa.

Afinal, quais são os riscos da projeção astral? Não existe um risco físico, como o de não voltar para o nosso corpo, por exemplo. O risco é de um trauma, caso você não esteja preparado para a experiência.

A chave para sair em Corpo Astral é a seguinte. O discípulo deve adormecer em sua cama. Quando chegar no estado de transição que existe entre a vigília e o sono, deverá levantar de sua cama exatamente com faz um sonambulo. Antes de sair do quarto, o discípulo deve dar um saltinho com a intenção de flutuar no ambiente.

As experiências meio sem pé nem cabeça em que acontecem coisas bizarras e sem sentido, podem ser interpretadas como sonho; já a projeção astral é clara, o espírito tem consciência de que está fora do corpo e existe uma linha temporal, uma sequência lógica entre os acontecimentos.

Tremores musculares ocasionais, movimentos involuntários, alterações na frequência cardíaca e perda de reflexos nas pernas e braços são sinais de que o fim de vida está próximo.

Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados, que são os homens, existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados. Eles estudam, trabalham e desenvolvem diversas atividades no mundo espiritual.

O estudo sobre a audição no momento da morte foi realizado por pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC). Na pesquisa foi constatado que a audição é o último sentido a se desligar no momento da morte.

Diante de um evento como um acidente vascular cerebral (AVC), os neurônios suportam por até cinco minutos a falta de oxigenação e da chegada de nutrientes. Da mesma forma, quando o coração deixa de funcionar, as células do corpo humano ainda permanecem em atividade por um tempo.