O que a passagem de Ester nos ensina?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 4 votos

A rainha Ester, agiu em favor do povo Judeu e nós devemos estar atentos às situações ao nosso redor que para que possamos agir com coragem e sabedoria. Há situações em que precisamos de ousadia para defender os valores cristãos diante da família, colegas de trabalho, faculdade, vizinhos e até diante de autoridades.

O que deveriam fazer? Mardoqueu disse que Ester deveria falar com o rei e pedir que ele salvasse a vida do povo judeu. Disse que Ester tinha uma missão especial a cumprir. Talvez ela tivesse sido escolhida como rainha a fim de salvar o povo que acreditava em Jeová.

16 Vai, ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e ajejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.

Ester foi escolhida para um tempo específico – e isso faz toda diferença. Ela foi selecionada como rainha para cumprir o propósito de Deus, por um motivo específico. Não tinha a ver com ela, tinha a ver com o Senhor. Deus tem um plano para cada um de nós, e precisamos esperar pela Sua direção e Sua liderança.

A oração de Ester
Ela orou ao Senhor, o Deus de Israel, dizendo: 28[11] «Ó meu Senhor, nosso Rei, tu és o único Deus. Salva-me, pois estou sozinha; tu és a minha única ajuda e estou prestes a arriscar a minha vida.

Como vimos, Ester foi escolhida porque era a mais bela de todas as mulheres do reino. Seguramente, era uma mulher ornada de joias, sempre expressando beleza para servir e dar-se ao rei, o seu esposo.

Resposta: Amor, Cuidado e Livramento demonstrado na vida do seguinte personagem: Ester. Hadassa foi por Deus levada ao trono. Deus viu nessa mulher os pré requisitos para liberar todo povo de um terrível decreto.

Ester acreditava que Deus a ajudaria, e Ele ajudou — o rei poupou os judeus. Quando você precisar defender suas crenças, Deus vai ajudá-lo também.

Ester era uma órfã que se tornou rainha de um reino. Isso exige ousadia para ela para lutar por seu povo. Não deve ter sido fácil; ele diz que ela jejuou e orou por 3 dias antes de colocar o plano em ação. E então ela foi obediente, não sabendo o que seria o resultado.

Sua atitude era amigável e ela se dava bem com outras pessoas. Havia muitas mulheres bonitas competindo pelo lugar de rainha mas foi a atitude de Ester que a destacou de todas as outras. De nada vale ser bonito por fora se você não é bonito por dentro (1 Pedro 3:3-4).

Ester era judia e vivia na Pérsia. Seus pais morreram e seu primo Mardoqueu cuidou dela. Ela foi convidada para ir ao palácio do rei com outras moças do reino. O rei queria uma nova rainha e escolheu Ester.

Significa estrela. Indica uma pessoa cativante, charmosa e sensual. Apesar de ser um pouco dispersiva, consegue resolver seus problemas e também os da sua família.

Há indícios de que tenha sido escrito por algum judeu que conhecia Susã , o palácio real e os costumes persas. O Talmude atribui este livro aos homens da grande sinagoga, que seriam mestres anônimos que viveram no período que se passou entre os últimos profetas e os primeiros estudiosos rabínicos.

16 "Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites.

Em outras palavras, Ester deveria passar seis meses pela morte e seis meses pela ressurreição. Hoje, todos os filhos de Deus são “Ester”.

O objetivo central do Livro de Ester é justificar a observância da festa do Purim. Isto era muito importante já que se trata de uma festividade que não fazia parte das ordenanças mosaicas (do Pentateuco, livros de Moisés).

Resposta. Foi quando ela teve que decidir entre ajudar seu povo ou apenas manter a sua segurança...

Hamã planeja matar todos os judeus. Ester 4—Ester pede que os judeus jejuem para que ela seja bem-sucedida ao pedir ao rei que poupe os judeus.