O que a panela de pressão faz antes de explodir?

Perguntado por: rgodinho . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Por que a panela de pressão explode? O bloqueio da saída de vapor da panela de pressão pela válvula localizada na parte superior do utensílio é a principal causa de explosões.

Manutenção – Fique sempre de olho na borracha de vedação, ela não pode estar trincada, soltando ou desbotando, caso tenha alguma destas características basta trocar. As válvulas, se necessário, também podem ser substituídas e, na hora de guardar a panela, não a feche, pois pode deformar sua borracha.

Isso ocorre porque a válvula tem um limite a partir do qual ela deixa escapar muito vapor e a pressão para de subir rápido. Se a temperatura aumenta e a pressão não, a água entra em ebulição.

Isso pode ocorrer quando há um bloqueio na válvula de escape de pressão ou quando a panela é preenchida com muito líquido ou alimentos, deixando pouco espaço para o vapor se expandir.

Já a válvula de segurança é uma de cor vermelha e feita de borracha ou plástico. Se ela salta para fora, garante que a pressão saia, prevenindo problemas na sua panela. Por isso ela deve estar sempre posicionada para baixo.

Não tenha medo do chiado do pino e da fumaça, pois isso quer dizer que a panela está funcionando perfeitamente, expelindo o excesso de vapor de dentro dela.

O funcionamento da panela de pressão está relacionado com o fato de ela conseguir (dentro dela, é claro) elevar a pressão atmosférica. Esse aumento ocorre porque, quando a água está sendo aquecida no interior da panela, ela passa para o estado de vapor.

sugestões de produtos

  • panela de pressão tramontina 4,5.
  • panela de pressão tramontina 6l.
  • panela de pressao 6 litros tramontina.
  • panela de pressao 7 litros clock.
  • panela de pressao tramontina 6 litros.
  • panela de pressao rochedo 4,5.
  • panela de pressão tramontina 6 litros.
  • panela pressao tramontina 4 5.

Encher mais de 2/3 de alimento ou água é perigoso: VERDADE
O excesso pode entupir a válvula e fazer com que a panela exploda. Fique atento às instruções de uso e nunca ultrapasse a capacidade máxima indicada.

Quando a válvula começa a chiar, girar e soltar fumaça, isso significa que a pressão interna tem força o suficiente para levantar o pino. Ou seja, a panela está funcionando perfeitamente.

Quando colocadas embaixo d'água, mesmo com o choque térmico, não há rompimento do material e, consequentemente, não há expulsão dos pinos (que poderiam atingir a pessoa que está manuseando a panela). O risco ocorre, de fato, em panelas fabricadas a partir de outros materiais, como o ferro.

Mantenha o orifício central da panela sempre limpo, afinal, ele é o escape do vapor. Se a chama do fogo for abaixada ao iniciar a pressão, de forma que a fervura se mantenha, o tempo de cozimento não é alterado, isso porque a temperatura não varia.

15 minutos

O tempo de cozimento deve ser contado a partir do momento que a panela pega pressão: de 10 a 15 minutos, conforme a quantidade de feijão. Depois disso, é só esperar a pressão sair e você pode seguir o processo de temperar o seu feijão ou congelá-lo.

O posicionamento do cabo da panela também é um item de segurança que pode prevenir muitos acidentes. Ele deve estar sempre voltado para o interior do fogão, e nunca para fora. Isso evita que a panela seja derrubada por um esbarrão. Vale lembrar que antes de abrir a panela é fundamental verificar se ainda há pressão.

Se o calor que surge não puder ser liberado rápido o suficiente, há uma expansão repentina de volume dos gases concorrentes e uma liberação de uma grande energia de calor, acompanhada por uma onda de pressão: a explosão.

Como a panela de pressão funciona? O conceito é simples: mantendo a panela completamente fechada, os vapores produzidos pela ebulição da água não têm para onde ir. Isso faz com que a pressão dentro dela aumente, o que resulta em uma temperatura mais alta internamente, resultando no cozimento mais rápido dos alimentos.