O que a palavra quando indica?

Perguntado por: dcamacho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).

A expressão correta é quando muito e significa «se tanto; no máximo»: – Hoje não posso, quando muito vou amanhã de manhã. A confusão deve-se, provavelmente, à semelhança sonora com quanto, que diz respeito a «quantidade».

Conjunções Temporais
Quando, antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que (desde que). Exemplos: Desaprovou o comportamento do filho assim que soube do ocorrido.

1 em que momento, em que ocasião, em que época, em que data, em que tempo, em que hora.

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. Exemplos: Sou feliz.

As duas grafias são corretas. Quando se pronuncia o c na sequência ct, este deve manter-se na escrit...

Em quando e enquanto
O erro na escrita da expressão em quando surge por erradamente se estabelecer uma relação com a palavra enquanto. Enquando, escrito junto, não existe. Enquanto, escrito junto, é uma conjunção que indica: ao mesmo tempo que, durante o tempo que, à medida que e na qualidade de.

Antes de pronomes possessivos:
Quanto ao seu pedido, ainda não foi aprovado pela direção.

Formada pela preposição em juntamente com o pronome quanto, a expressão em quanto é usada para extrair informações sobre a intensidade, o preço ou a quantidade de alguma coisa. Veja: Em quanto tempo os salgados ficarão prontos? O conserto da bicicleta ficou em quanto?

Dentre os mais comuns, temos “muito”, “pouco”, “mais”, “menos”, “bastante”, “demais”, “tão”, entre outros. Em casos particulares, “nada” também pode ser considerado advérbio de intensidade. Eles leem muito.

Hoje, já, afinal, logo, agora, amanhã, amiúde, antes, ontem, tarde, breve, cedo, depois, enfim, ainda, jamais, nunca, sempre, doravante, outrora, primeiramente, imediatamente, antigamente, provisoriamente, sucessivamente, constantemente, entrementes.

O advérbio refere-se a um verbo, a um adjetivo, a uma locução adjetiva, a um advérbio ou a uma locução adverbial, exercendo somente a função sintática de adjunto adverbial. Exemplos: Sempre trabalhou muito. (O advérbio de intensidade muito modifica o verbo trabalhar.)

São divididas em cinco tipos:

  • Conjunções aditivas.
  • Conjunções adversativas.
  • Conjunções alternativas.
  • Conjunções conclusivas.
  • Conjunções explicativas.

A palavra "quando" também é um pronome relativo que exprime noção de tempo: É a hora quando eu consigo parar para pensar.

De quando em quando. 1 Em ocasiões não muito frequentes nem muito raras; de tempos em tempos; ocasionalmente; de vez em quando.

As duas formas de vez em quando e de quando em vez estão corretas e têm o mesmo significado. Ou seja, ambas as expressões são válidas (use como desejar), todavia a forma mais usual é “de vez em quando”. De vez em quando (ou de quando em vez) significa pouco frequente; algo esporádico, infrequente, casual.

Elas são classificadas em conjunções coordenativas e conjunções subordinativas. As conjunções coordenativas ligam elementos independentes entre si e são subdivididas em outras cinco classificações: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.