O que a palavra de Deus fala sobre o álcool?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

A Bíblia diz em Provérbios 20:1: “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não é sábio.” Por quê que as bebidas alcoólicas são perigosas? A Bíblia diz em Efésios 5:18: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito.”

Jesus só não tomou cerveja porque não era cultural na região onde ele viveu. Mas se fosse, com certeza beberia. Só é pecado se bebermos em excesso”, explicou o padre Ricardo Nunes, da igreja de São Jorge de Belford Roxo.

Provérbios 31:6 e 7 ensina que pessoas amarguradas podem beber vinho para esquecer sua pobreza e fadiga? O capítulo 31 de Provérbios apresenta o consumo de vinho como algo negativo: essa bebida entorpece a mente das autoridades, fazendo-as se esquecerem da lei e perverterem o direito (Pv 31:4, 5).

O livro de Provérbios fala muito sobre o que excesso da bebida pode trazer (Provérbios 23:29-35). E também nos aconselha a não nos associarmos com pessoas que bebem demasiado a ponto de embriagar-se. Ela pode causar: Perda da consciência dos atos (Génesis 19:32), pois os sentidos e a percepção são afetadas.

Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda”. O vinho é uma bebida muito mais antiga que a chegada do Messias na terra, cerca de 4.000 a.C.. Quando nasceu Jesus, as bebidas mais seguras da época eram o vinho e a cerveja, por conta da contaminação da água.

Ao consumir álcool, a substância efetivamente extrai a individual essência da alma, permitindo que o corpo seja mais suscetível a entidades espirituais, de baixa energia. Por esta razão, as pessoas que consomem álcool em excesso, costumam desmaiar, e em sua maioria costumam não se lembrar do que aconteceu.

O fundamental é fazer uma aproximação afetuosa e amiga, com respeito pela pessoa, sem acusá-la ou culpá-la por seu comportamento relacionado ao uso do álcool. Uma abordagem acusatória leva a pessoa a reforçar suas defesas e negar que esteja enfrentando problemas.

Bebidas alcoólicas na visão da Igreja
Tendo isso como ponto de partida, fica fácil entender que qualquer coisa que prejudique o funcionamento do nosso organismo não é bom para o conforto espiritual. Isso inclui qualquer tipo de vício, estando o álcool incluso.

Existem muitas igrejas diferentes ao redor do mundo, mas existem poucas como a igreja Gabola, na África do Sul. "Gabola" significa "beber" na língua tswana, também falada na África do Sul.

Se, por outro lado, o indivíduo sabe que o con- sumo pode ser imoderado mas não tem consciência de que intoxica, então a embriaguez pode envolver um pecado venial. Se, por fim, ele tem consciência das duas coisas, então é um pecado mortal porque se priva conscientemente da razão.

Efésios 5:18 E não vos embriagueis com vinho, que leva à devassidão, mas deixai-vos encher pelo Espírito, be not.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

A Bíblia diz claramente que a embriaguez é pecado. Diversos textos bíblicos destacam os malefícios da embriaguez no que diz respeito à moralidade, à espiritualidade e à saúde física. Na verdade os homens têm lidado com o problema da embriaguez desde os tempos mais remotos, e a história bíblica confirma isto.

É o vinho novo e, por isso, diz Jesus: "Ninguém deita vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho romperá os odres e perde-se o vinho e os odres. Deita-se vinho novo em odres novos."

Condenam-se o vinho e as bebidas fortes — Faze justiça aos pobres e aos necessitados — Uma mulher virtuosa é mais valiosa que rubis. 1 Palavras do rei Lemuel, a profecia com que lhe ensinou a sua mãe.

luz para meus caminhos,e a tua palavra senhor,aquele que medita na tua palavra,sera feliz e tudo que fizer será bem sucedido.

6 Dai bebida forte ao que está para perecer, e o vinho ao que está em amargura de espírito. 7 Bebam e se esqueçam da sua pobreza, e da sua miséria não se lembrem mais. 4 Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte.

A fermentação começa dentro de seis horas após a maceração, enquanto o sumo ainda se acha nos tanques, e lentamente se processa por um período de vários meses. O teor alcoólico dos vinhos naturais varia de 8 a 16 por cento do volume, mas pode ser aumentado pela adição posterior de álcool.