O que a paixão faz com o cérebro?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

“A paixão desencadeia atividade aumentada nas áreas subcorticais que estão associadas à euforia, recompensa e motivação.

Além da dopamina, a ocitocina e a vasopressina são outros hormônios relacionados à paixão. E tem mais: tanto homens quanto mulheres sofrem alteração nos níveis de testosterona quando encontram a pessoa amada.

Muitos dos sintomas físicos são os mesmos: aumento da energia, aumento da freqüência cardíaca e pressão arterial (especialmente quando você vê a pessoa), e incapacidade de dormir ou comer. Estes sintomas ocorrem porque o cérebro produz ainda mais dopamina quando alguém está apaixonado.

Segundo estudo publicado no site científico da Associação Americana de Psicologia as pessoas tendem a sentirem mais atração por pessoas semelhantes a ela. Gostos musicais, idade, valores e experiências de vida, tudo isso em comum pode despertar alguma chama no crush.

O problema é que a dopamina chega a ficar tão em alta que causa a sensação de que estamos biologicamente viciadas em algo. Sim, é a mesma sensação que as pessoas viciadas em drogas como álcool e nicotina sentem. É tão bom e gratificante pensar no @ que queremos sempre mais.

Apaixonados, projetamos cenários muitas vezes inatingíveis ou irreais. Temos dificuldade em enxergar até onde a paixão consegue nos levar, gerando um estágio constante de ansiedade e, muitas vezes, frustração. Além disso, a paixão é finita.

Com isso, além do aumento na pressão arterial, a paixão também traz mudanças na frequência respiratória, costuma dilatar as pupilas e causar tremores, suor e falta de apetite.

Estudos científicos revelaram que a paixão dura de 12 a 48 meses. “Existe uma situação que chamamos de apaixonamento, que é se apaixonar pelo que eu projeto no outro”. Depois disso toda a ilusão que foi criada começa a ser desfeita e a pessoa começa a enxergar realmente quem é o parceiro.

O que explica a grande intensidade da paixão são as várias alterações bioquímicas que acontecem no nosso corpo ao longo dessa fase. Ainda durante a conquista, o sistema de recompensa do cérebro é ativado, estimulando a produção de dopamina — o neurotransmissor causador do prazer e da sensação de bem-estar.

É só atração sexual? Para saber se você está apenas com segundas intenções com alguém, é preciso se autoanalisar e, quem sabe, chegar a um diagnóstico. “A paixão é mais profunda, exige mais de você. Ela te faz pensar mais, desejar mais e querer mais do outro”, explica a psicóloga.

Um homem apaixonado pode expressar seus sentimentos através de gestos, como abraços, beijos e carícias. Veja se ele quer estar perto de você. Uma das principais características de um homem apaixonado é que ele vai querer passar tempo com a mulher que ama. Se ele sempre quer estar perto de você, é um sinal positivo.

De acordo como os estudos mais recentes, pode durar de 12 a 24 meses, no máximo. Quando esse estado apaixonado passa, as relações tendem a entrar no modo amor companheiro, que é caracterizado pelo retorno aos níveis basais dos neuro-hormônios e neurotransmissores que estavam bombardeando o corpo de sensações.

O tempo médio para os homens se apaixonarem é de 88 dias, enquanto os mesmos sentimentos de amor verdadeiro exigem pelo menos 134 dias das mulheres. Outro site de namoro, o Elite Singles, fez uma pesquisa em 2017 e descobriu que 61% das mulheres acreditam no amor à primeira vista, contra 72% dos homens.

O que é Química do amor:
Quando uma pessoa se sente atraída por outra, uma série de neurotransmissores e hormônios é disparada. Essa produção fora do comum explica a sensação causada de ter o corpo e a mente fora de controle.

Ele se sente visto e apreciado por quem ele é.
Você pode não perceber, porque ele provavelmente não pede, mas verá o efeito que isso tem sobre ele quando você mostrar uma apreço verdadeiro. Ele fica mais carinhoso, mais envolvido, começa a fazer mais por você. Apreciação é o que atinge um homem no nível mais profundo.

Quanto tempo dura uma paixão? Não há tempo exato, mas estudos científicos mostram que a paixão dura entre 18 e 30 meses, uma média de dois anos. Paixão pode virar amor? Sim, e se acontecer, é a consequência mais bacana de ter se apaixonado!

Ele se distrai com seus lábios.
O olhar dele faz um caminho “triangular” durante o flerte. Primeiro, o homem olha direto em seus olhos, e depois, em seus lábios. É a maneira dele expressar muito interesse em você após o beijo.

Isso fica visível quando:

  1. Faz gestos repetitivos. Gestos repetitivos como: ...
  2. Torna-se desastrado. Embora pareça um clichê de filme, também é comum se mostrar mais desajeitado quando estamos perto de quem gostamos. ...
  3. Suor em excesso. ...
  4. Gosta de fazer o outro sorrir. ...
  5. Quer a sua confiança. ...
  6. Deseja que você fique confortável.

Paixão é um sentimento humano intenso e profundo, marcado pelo grande interesse e atração da pessoa apaixonada por algo ou alguém. A paixão é capaz de alterar aspectos do comportamento e pensamento da pessoa, que passa a demonstrar um excesso de admiração por aquilo que lhe causa paixão.