O que a paca se alimenta?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

A paca (Cuniculus paca) é um roedor que se alimenta de frutos de acordo com sua disponibilidade. Este estudo descreve o consumo de frutos por pacas numa área de cultivo sombreado de cacau na Floresta Atlântica do Espírito Santo.

A paca é uma espécie importante na dinâmica de florestas neotropicais como dispersora e predadora de sementes, além de um importante item alimentar na dieta de predadores.

Vivem em áreas cobertas com vegetação alta, como matas, capoeirões, sempre às margens de mananciais hídricos. Moram em tocas que elas mesmas cavam, com várias ramificações e saídas para a superfície, ou em outras concavidades naturais.

A espécie apresentou maior pico de atividade entre as 23 h/24 h, diminuindo gradativamente durante a noite. Também foi registrada a atividade de C. paca durante a manhã, entre as 5 h/6 h e 6 h/7 h, e tarde 14 h/15 h e no crepúsculo entre as 18 h/19 h (Fig.

Na natureza, a paca se alimenta de frutas como banana, goiaba, manga, jaca, mandioca, abacate, cajá-mirim entre outros.

R$ 200

Muito saudável e saborosa. A paca é um roedor da mesma família das capivaras e das cotias. Entre as carnes silvestres, é a mais refinada e também a mais cara: o quilo pode custar até R$ 200!

A carne de paca é leve, macia e agradável, com sabor situado entre o da carne de ave e a de suíno. Além disso, tem poucas calorias (113 kcal em 100 g) e é rica em proteínas, cálcio e fósforo.

Paca: com consistência e modo de preparo parecidos com o da carne de porco, a paca é apreciada pelo sabor suave, levemente adocicado.

O sabor encanta, mas o preço ainda desanima muitos consumidores. A paca é um roedor da mesma família das capivaras e das cotias. Entre as carnes silvestres, é a mais refinada e também a mais cara. Mesmo com o preço salgado, a procura é grande em açougues especializados em carnes exóticas e em restaurantes.

De março a setembro é a principal época de procriação do mamífero, com 31 dias de ciclo produtivo. O infanticídio é um ato comum entre as pacas, por isso recomenda-se isolar as fêmeas antes do parto, até que os filhotes ganhem mais peso e força.

Conhecida e apreciada por muitas pessoas, o quilo da carne de paca chega a custar até 250 reais. Como a caça desses animais é proibida por lei desde 1967, a produção em cativeiro é uma possível alternativa para o mercado e para o meio ambiente.

A destruição de seu habitat e a caça predatória e indiscriminada, porém, ameaçam a espécie de extinção. Por sua vez, onde a população de paca acaba ou diminui, desequilibra-se a cadeia alimentar. Vários felinos e outros carnívoros dependem da paca, entre outras presas, para viver.

Durante o dia, a paca costuma dormir numa toca que ela mesma construiu dentro de um pequeno matagal nos fundos do terreno.

A maioria (55,6 %) das fêmeas apresentou dois partos por ano, com o nascimento de um filhote por parto, sendo 44,7 % fêmeas e 55,3 % machos.

Chegam a viver até os 16 anos e têm período de gestação de 115 dias.

De hábitos noturnos, tem os pelos curtos e castanhos, que podem variar da tonalidade parda à avermelhada. Não passa de 12 anos de idade, sendo que para o abate deve ter entre 10 e 12 meses de vida, quando atinge, em média, 8 quilos de peso vivo.

Portanto, elas trilham até 14 km por noite para achar comida e quando finalmente definem um bom local, elas são pontuais. Ou seja, as pacas vão ao mesmo lugar e mesmo horário todos os dias para comer.

cinco meses

A paca tem um filhote por vez e o período de gestação é de aproximadamente cinco meses.