O que a OMS diz sobre o envelhecimento?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

O envelhecimento saudável é um processo contínuo de otimização da habilidade funcional e de oportunidades para manter e melhorar a saúde física e mental, promovendo independência e qualidade de vida ao longo da vida.

Segundo pesquisadores, existem cinco tipos de envelhecimento: biológico, cronológico, funcional, psicológico e social.

As 4 dimensões:

  • I.Biológica. Do ponto de vista biológico, envelhecer é um processo multifatorial. ...
  • II.Cronológica. Esta dimensão refere-se ao tempo transcorrido a partir de um momento específico: a data de nascimento do indivíduo. ...
  • III.Psíquica. ...
  • IV.Sociocultural.

O documento da OMS ao problematizar o envelhecimento ativo toma por base o conceito de atividade, o qual está atrelado a quatro pilares, sendo estes; saúde (bem-estar biopsicossocial), participação (social – cidadania – cultural, espiritual), segurança/proteção e aprendizagem ao longo da vida (aprendizado formal ou ...

A população brasileira manteve a tendência de envelhecimento dos últimos anos e ganhou 4,8 milhões de idosos desde 2012, superando a marca dos 30,2 milhões em 2017, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Características dos Moradores e Domicílios, divulgada hoje pelo IBGE.

Toda pessoa com mais de 60 anos é um idoso, segundo definição da Organização Mundial da Saúde (OMS). A agência ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) ainda classifica o envelhecimento em quatro estágios: meia-idade, de 45 a 59 anos; idoso, de 60 a 74; ancião, de 75 a 90; e velhice extrema, acima de 90 anos.

Dentre as inúmeras teorias que buscam apontar as causas do envelhecimento pode-se destacar: a Teoria Genética, a Teoria Imunológica, a Teoria do Acúmulo de Danos, a Teoria das Mutações, a Teo- ria do Uso e Desgaste e a Teoria dos Radicais Li- vres (RLs), uma das teorias mais plausíveis até o momento.

65 anos1

Introdução - A idade considerada idosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é estabelecida conforme o nível sócio-eco- nômico de cada nação. Em países em de- senvolvimento, é considerado idoso aquele que tem 60 ou mais anos de idade. Nos pa- íses desenvolvidos, a idade se estende para 65 anos1.

Conheça as principais causas do envelhecimento

  • Falta de hidratação. A base para uma pele saudável é a hidratação. ...
  • Alimentação inadequada. ...
  • Sono de má qualidade. ...
  • Sedentarismo. ...
  • Estresse. ...
  • Fotoenvelhecimento. ...
  • Tabagismo.

As idades biológica, funcional, psicológica e social são superimportantes. Temos outras idades e respectivos envelhecimentos, que são de âmbito biológico, funcional, psicológico e social. O envelhecimento biológico modifica as células alterando a sua multiplicação e a sua função, como as rugas e os cabelos brancos.

Desta forma, o envelhecimento humano pode ser compreen-dido como um processo complexo e composto pelas diferentes idades: cronológica, biológica, psicológica e social.

O envelhecimento é um processo contínuo, gradual de alterações naturais que começam na idade adulta. Durante o final da idade adulta, muitas funções corporais começam a declinar-se gradualmente. As pessoas não ficam velhas ou envelhecem em uma idade específica.

Embora seja impossível lutar contra o relógio, é importante saber que existem dois tipos de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco, que agem de forma bem diferente no organismo.

O Estatuto da Pessoa Idosa assegura gratuidade de medicamentos e transporte público, além de medidas que visam a proteger e dar prioridades às pessoas idosas. O artigo 15º do Estatuto da Pessoa Idosa, responsabiliza o poder público pelo fornecimento gratuito de medicamentos, especialmente os de uso contínuo.