O que a ocitocina faz no corpo?

Perguntado por: vmedeiros . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

A ocitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior, e tem a função de promover as Contrações musculares uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação. A oxitocina ficou conhecida também como o hormônio que promove sentimentos de amor, união social e bem-estar.

Atividades físicas, meditação ou até mesmo um trabalho voluntário que aumente a confiança e a sensação de bem-estar podem influenciar na produção e liberação da ocitocina. Entretanto, a nutróloga alerta: para que isso aconteça, a pessoa precisa se interessar pela atividade.

endorfina

A endorfina é o principal hormônio da felicidade e bem-estar. Ela é produzida pela hipófise, uma glândula localizada na parte inferior do cérebro, que libera a endorfina produzida para todo o corpo por meio do sangue.

A ocitocina sintética quando utilizada de forma inadequada para induzir o trabalho de parto, pode ocasionar sérios problemas materno-fetais, como: Hiperestimulação uterina, ruptura uterina, sofrimento fetal, contrações uterinas dolorosas, hiponatremia, hipóxia fetal e acidemia, além do aumento da taxa de cesariana.

Auxilia a lidar com o desejo por drogas, por reduzir a tolerância ao álcool, cocaína e drogas viciantes; Induz o sono, devido ao fato de que a ocitocina promove a sensação de tranquilidade, ocasionando o sono reparador; Auxilia a controlar o apetite, podendo ser útil para quem deseja eliminar alguns quilos extras.

A injeção intramuscular da ocitocina leva alguns minutos para começar a agir mas o efeito é mais duradouro. Para dar uma injeção endovenosa, é necessário ter uma pessoa com habilidades especiais e equipamento esterilizado; essas condições nem sempre existem.

A oxitocina é um hormônio, produzido pelo hipotálamo e armazenado pela hipófise posterior. Quando liberado ele age influência nas relações com outros e na sensação de proximidade.

Pesquisa descobriu que injeções diárias do oxitocina ajudam a reduzir a quantidade de alimento consumida e a controlar o metabolismo. O mesmo hormônio responsável pelas contrações uterinas durante o parto e pela liberação do leite materno pode ainda ajudar na perda de peso.

Por outro lado, solidão, ansiedade, depressão, estresse, sedentarismo e hábitos como fumar, ingerir bebida alcoólica, açúcar e carboidratos em excesso, a inibem. No trabalho de parto, é a ocitocina que faz o útero se contrair, o que desencadeia a dilatação e promove a expulsão do bebê.

testosterona

Nas mulheres, o hormônio responsável por essa vontade é a testosterona, produzido nos ovários e glândulas suprarrenais, auxiliado pelo estrogênio, fabricado nos ovários e tecido gorduroso. São eles que causam a excitação natural física do ser humano.

Esta dose pode ser fracionada pela manhã e à noite.

Confira uma lista com os principais hormônios da felicidade e utilize-os a seu favor

  • Os principais hormônios da felicidade.
  • Melatonina.
  • Serotonina.
  • Dopamina.
  • GABA.
  • Endorfina.
  • Ocitocina.
  • Noradrenalina.

A endocrinologista Andressa Heimbecher dá dicas de alimentos e atividades que podem ajudar na produção desses hormônios da felicidade no nosso dia a dia.
...

  • Carne bovina, de porco e de cordeiro.
  • Todos os tipos de feijão.
  • Soja.
  • Nozes.
  • Grãos integrais.
  • Banana.
  • Abacate.
  • Brócolis.

A dopamina, serotonina e adrenalina são neurotransmissores, substâncias químicas produzidas pelos neurônios, que regulam o humor e a liberação de alguns hormônios. Quando liberados no cérebro, dão sensação de bem-estar e felicidade.

As principais formas naturais de aumentar a produção de ocitocina são:

  1. Contato físico. O contato físico em forma de abraços, massagens, cafunés e carinhos estimulam a produção do hormônio. ...
  2. Praticar boas ações. Ser honesto, generoso ou ter compaixão também conseguem elevar os níveis de ocitocina na circulação sanguínea.