O que a ociosidade pode causar?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

A ociosidade causa perda de dinheiro, afinal, você está pagando por um potencial que não está sendo executado. Além disso, também pode desmotivar os colaboradores e gerar problemas, como: turnover de profissionais, equipe desunida e instável, entre muitos outros.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, é a mente ocupada com uma tarefa, mesmo que sem importância, que faz a pessoa ficar mais feliz.

Ociosidade é a condição de inatividade em relação a algo. Dentro do contexto corporativo, este pode ser o tempo em que um empregado, ou uma equipe, fica sem realizar atividades no trabalho. Se esse colaborador não está produzindo, consequentemente a empresa está perdendo dinheiro (ou ao menos deixando de ganhar).

É importante estabelecer o tempo que temos livre e os períodos que temos ocupados e, a partir disso, agendar nossas tarefas. Academia, almoço e lazer, tudo deve ser agendado. Assim, exercitamos nossa disciplina e encaixamos as atividades não profissionais em nossa rotina.

Ócio é um tempo livre, um tempo vago para não fazer absolutamente nada, apenas para relaxar, e não pensar em nada, ficar em um momento de preguiça, vadiagem mesmo.

Por mais que a empresa seja capaz de manter seus processos equilibrados e suas atividades bem distribuídas, é inevitável que os colaboradores fiquem ociosos de vez em quando. Isso é muito comum também em situações em que os colaboradores precisam cumprir tarefas que dependem de outras pessoas.

Deus Condena a Ociosidade
O Senhor não Se apraz com os ociosos ou preguiçosos e diz: “O ocioso não terá lugar na igreja, a não ser que se arrependa e melhore o seu proceder” (D&C 75:29). Ele também ordenou: “Não serás ocioso; porque o ocioso não comerá o pão nem usará as vestes do trabalhador” (D&C 42:42).

10 Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto: que se alguém anão quiser trabalhar, não coma também. 11 Porque ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando; antes, fazendo coisas vãs.

Agora veja o que diz o livro de Isaías, capítulo 40, dos versos 28 a 31: “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.

substantivo masculino Pessoa que não faz nada; aquele que se entrega ao ócio; vadio, preguiçoso. Etimologia (origem da palavra ocioso). Do latim otiosus.

O que é ocioso e ansioso? A palavra ocioso refere-se a algo ou alguém que se encontra sem uso, sem ocupação, ou seja, algo ou alguém parado que não está fazendo nada, logo está ocioso. Agora, dizer que alguém está ansioso, significa que esta pessoa está inquieta, angustiada.

67 antônimos de ocioso para 5 sentidos da palavra. O contrário de ocioso é: 1. prestativo, útil, ativo, negocioso, vigoroso, enérgico, diligente, ágil, ocupado, empreendedor.

Ócio traz autoconhecimento
Para a psicóloga Michelle Lage, o ócio cumpre não apenas uma função psicológica, como também social. Isso porque ele ajuda na nossa reposição física e mental, permitindo não apenas uma conexão melhor com nós mesmos como também nos auxilia a equilibrar a nossa vida.

A capacidade ociosa é uma medida de produtividade determinada pelo número total de horas pagas comparado ao número de horas realmente trabalhadas. Essa métrica é fundamental para as indústrias que buscam otimizar seu tempo de produção e não perder recursos valiosos com inatividade.

1 Tempo de descanso: “[…] o ócio esticava as horas, que não acabavam mais” ( MA4 ) . 2 Tempo que dura esse descanso. 3 Indisposição física; ociosidade: “É comum os velhos se matarem, devido à melancolia do ócio, à solidão, à doença” ( RF ) . 4 Aversão a qualquer atividade física ou mental.

Em outras palavras, o homem deveria ser livre para se dedicar à própria perfeição. O trabalho o impede de consegui-lo. Só a vida contemplativa, e não a vida ativa leva o homem à dignidade. Percebemos então que a ociosidade era o valor e o trabalho, o desvalor.

A ociosidade forçada consiste no isolamento e/ou afastamento reiterado do trabalhador de suas ocupações habituais, mantendo-o desocupado injustificadamente por longo período de tempo.