O que a obra Mona CAT representa?

Perguntado por: rsantos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A Mona Cat é como se fosse um Tangram, quebra-cabeça chinês, que se utiliza da figura geométrica para representar o abstrato das imagens. Os contornos são bem delimitados e há uma geometrização das formas. A obra de Romero Britto reflete a cultura atual e serve de objeto para reflexões sobre a arte.

O retrato de Mona Lisa propicia a análise de elementos históricos relativos ao Renascimento. Um elemento fundamental para a pintura é o uso de tintas mais sofisticadas como a tinta a óleo, a qual remete à época das relações comerciais entre os europeus e os povos árabes.

Os gatos, além de transmitirem a sensação de casa, também sublinham uma mensagem de aconchego. Apesar de ter começado criando telas, a estética desenvolvida pelo artista se popularizou estando presente de outras formas, especialmente em embalagens de produtos.

As especulações sobre a composição da obra são as mais variadas. Para alguns, Leonardo pintou a mulher ideal, ou a sua própria mãe; outros dizem que ela era sua amante ou de um de seus mecenas; os traços andróginos do rosto estimulam teorias de que por trás da identidade da Mona Lisa está um auto-retrato do pintor.

No início do século 16, quando o quadro foi pintado, retratar uma mulher que não fosse princesa ou rainha era extremamente raro. Da Vinci também fez uso da técnica chiaroscuro (literalmente, “claro-escuro”). Objetos ganham forma apenas com luz e sombra, sem que seja necessário traçar linhas de contorno.

Nascido no Recife, o sonho original do menino de origem humilde era se tornar artista na Europa.

A arte de Romero Britto pode ser um recurso valioso para o ensino de educação infantil, pois não só estimula a criatividade, mas também engaja os alunos nas atividades aprendendo sobre o mundo em que vivem.

  • Pop art
  • Cubismo
  • Grafito

O que realmente a catapultou para a fama foi o roubo. A cobertura midiática que ela teve durante o tempo em que esteve perdida foi o principal motivo de sua fama mundial.

Um dos principais questionamentos a respeito da obra “Mona Lisa” é a identidade da mulher retratada na pintura. Uma das versões mais populares é a de que a mulher seria Lisa del Giocondo. A teoria se baseia num relato de um biógrafo de Leonardo da Vinci do século XVI.

Desenvolvimento: Apresentação da biografia do autor através de fotos das suas obras de arte. Atividade desencadeadora / incentivação: Apresentar a obra BORBOLETA e propor uma releitura da mesma. Cantar a Música “Borboleta linda!” Numa roda de conversas apresentar o projeto aos alunos.

De acordo com o dicionário, releitura é “a elaboração de uma obra tendo outra como base”. É, literalmente, reler algo produzido por outra pessoa, adicionando novas técnicas, interpretações e contexto.

Resposta. Explicação: Romero Britto colocou o nome de Mona Cat em seu quadro para fazer uma referência à obra Monalisa, de Leonardo Da Vinci.

O sorriso da Mona Lisa
Dependendo de onde se olhe para o trabalho, ela pode ou não estar a sorrir. Este fenómeno é chamado o sorriso inatingível e está presente em outras pinturas do artista. Esta ilusão deve-se a um truque visual realizado através do sfumato, uma técnica que engana o nosso cérebro.

De acordo com algumas influentes teorias da neuropsicologia da emoção, interpretamos aqui o sorriso assimétrico de Mona Lisa como um sorriso não genuíno, que geralmente ocorre quando alguém mente", escreveram os autores da pesquisa.

Monalisa, também conhecida como La Gioconda, foi roubada em 21 de agosto de 1911. Dois anos depois, a polícia prendeu o pintor italiano Vincenzo Peruggia quando ele tentava vender o quadro para o governo italiano por US$ 95 mil — cerca de R$ 446 mil no câmbio atual.

O que Cotte descobriu foi um pigmento atrás do pulso direito, que corresponde perfeitamente com o pigmento de uma “capa” pintada sobre o joelho de Mona Lisa. Por causa disso, a posição fazia sentido: o antebraço e punho seguravam um lado de um “cobertor”.