O que a obra Cinco Moças de Guaratinguetá representa?

Perguntado por: umata . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Cinco Moças de Guaratinguetá é uma das mais conhecidas pinturas do artista modernista brasileiro Emiliano Di Cavalcanti. Ao retratar pescadores, trabalhadores, sambistas e especialmente mulatas, Di faz uma reflexão sobre a cultura brasileira o ponto central de sua obra.

As cores sombrias utilizadas na pintura, acentuam o sentimento de apatia e compaixão pela vida e o destino dessa família. Seguindo as mesmas características de Retirantes, Criança Morta apresenta uma composição em tons monocromáticos prevalecendo cores frias com figuras deformadas.

Candido Portinari

No quadro Os Retirantes, produzido em 1944, Portinari expõe o sofrimento dos migrantes, representados por pessoas magérrimas e com expressões que transmitem sentimentos de fome e miséria.

A obra Os Retirantes demonstra a preocupação de Portinari com a situação de miséria a que eram submetidas as vítimas da seca. As preocupações sociais, dentre elas a fome, aparecem com a mesma intensidade tanto no movimento antropofágico, como na fase da pintura social de Portinari.

O tema da seca no sertão nordestino é a principal fonte de inspiração do autor Cândido Portinari no quadro Os Retirantes, que retrata, através da figura dos imigrantes, um cenário político social do Brasil da primeira metade do século XX.

Suas pinturas costumam trazer temas que retratam as condições em que vivia o povo brasileiro na primeira metade do século XX. Portinari teve muito êxito ao destacar questões sociais, festas populares, o trabalho na roça, a infância, entre outros assuntos.

Retirante é o termo que se refere à pessoa ou grupo que abandona a sua terra por causa da seca e da miséria em busca de uma localidade que lhe dê melhores condições de vida. Foi amplamente usado no Brasil para se referir a nordestinos que migravam para as grandes cidades do Sul–Sudeste brasileiro, fugindo das secas.

Assim, quando pensamos em como analisar uma obra de arte há que ter em conta estes critérios comuns:

  1. época,
  2. técnica,
  3. tema,
  4. recursos utilizados pelo artista.

Vitor Meirelles tem papel importante na formação de vários artistas, na segunda metade do século XIX, devido a sua longa carreira como professor. Destaca-se, sobretudo, pelas qualidades de sua pintura: o desenho primoroso e a requintada combinação tonal em telas trabalhadas com sentimento e poesia.

A obra de Victor Meirelles pertence à tradição acadêmica brasileira, formada por uma eclética síntese de referências neoclássicas, românticas e realistas, mas o pintor absorveu também influências barrocas e do grupo dos Nazarenos.

Ela morreu neste domingo, dia 12, aos 77 anos, por insuficiência respiratória. Moema integrava a Comissão de Direito de Trabalho do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), entidade da qual foi 2ª vice-presidente no biênio 2010/2012.

Geralmente, diversas famílias pressionadas pela falta de oportunidade de emprego e a ausência de qualquer outro meio de vida se deslocam de seu local de origem para tentar uma vida melhor em outras partes do país.

De acordo com o dicionário, releitura é “a elaboração de uma obra tendo outra como base”. É, literalmente, reler algo produzido por outra pessoa, adicionando novas técnicas, interpretações e contexto.

A releitura de uma obra de arte é a criação de uma nova obra, ressignificando ou homenageando uma obra anterior. É a criação de uma nova obra de arte a partir de uma referência artística anterior. O artista da nova obra confere um toque pessoal a obra anterior. A proposta não configura cópia ou falsificação.