O que a neuro-hipófise produz?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

A neurohipófise armazena e secreta somente dois hormônios: ocitocina — participa das contrações da musculatura uterina, sendo fundamental para o trabalho de parto; hormônio antidiurético — controla a reabsorção de água nos rins para evitar a perda excessiva de líquidos.

Para tal, produz ou distribui diferentes hormônios: GH (hormônio do crescimento), prolactina, ACTH, TSH, LH, FSH, ADH e ocitocina.

Os hormônios ocitocina e ADH são produzidos no hipotálamo, nos núcleos paraventricular e supra-optico respectivamente, descem pelos longos axônios ligados às neurofisinas (proteína) e chegam até os vasos drenam a “pars nervosa” da hipófise.

A síntese ocorre nos núcleos do hipotálamo, no núcleo paraventricular e supra-óptico, e são produzidos como pré-pró-hormônios, ou seja, um complexo pró-hormônio + vasopressina/ocitocina + peptídeo (neurofisina 1 associado a vasopressina e neurofisina 2 associado à ocitocina) denominado pré-provasofisina ou pré-pró- ...

E uma importante diferença funcional entre elas é que a neuro-hipófise é uma porção que não produz hormônios, apenas realiza armazenamento e secreção. Ao contrário, a adeno-hipófise produz e secreta hormônios.

Discussão A NE é uma condição rara caracterizada pela localização ectópica do lobo posterior da hipófise, anormalidades da haste hipofisária e está associada a manifestações clínicas relacionadas à DGH e menos frequentemente outras deficiências hormonais múltiplas.

A glândula pineal ou epífise é um agente cronobiótico. Isso significa que ela sincroniza nosso relógio interno com o ciclo claro-escuro. Na ausência de luz, esse pequeno órgão cerebral de apenas 120 miligramas produz o hormônio que nos leva ao mundo dos sonhos: a melatonina.

Produz ocitocina e hormônio antidiurético, dois hormônios que são liberados pela neuro-hipófise. O hormônio antidiurético atua na reabsorção de água.

A tireoide tem como função produzir, armazenar e liberar hormônios da circulação sanguínea. Os principais hormônios produzidos pela tireoide são os triiodotironina (T3), tiroxina (T4) e a calcitonina. Esses hormônios controlam o metabolismo e equilíbrio entre todos os sistemas do corpo (homeostase).

Eixo Hipotálamo-Hipófise
Quase toda a secreção hipofisária é controlada por sinais hormonais e nervosos vindos do hipotálamo. A secreção efetuada pela região posterior da hipófise é controlada por sinais neurais que têm origem no hipotálamo.

1 – A sigla GH (Growth Hormone) se refere ao hormônio do crescimento. O GH é produzido pela glândula hipófise, situada na base do crânio, e está presente em todas as pessoas normais. É indispensável durante o período de crescimento e sem ele a estatura adulta normal não pode ser alcançada.

Conhecida como hormônio do amor, a ocitocina também é um importante hormônio no corpo humano. Ele é responsável por sensações reconfortantes durante interações sociais e físicas. Aliás, tem uma série de funções ligadas com à reprodução.

A ocitocina é produzida pelo hipotálamo, perto do cérebro. Após sua produção, a substância é armazenada na hipófise superior, de onde é liberada para o organismo. Além de melhorar relações sociais e afetuosas, a ocitocina tem efeitos ligados ao prazer durante as relações sexuais.

O ADH é produzido no hipotálamo e secretado pela neuro-hipófise.

Por outro lado, solidão, ansiedade, depressão, estresse, sedentarismo e hábitos como fumar, ingerir bebida alcoólica, açúcar e carboidratos em excesso, a inibem. No trabalho de parto, é a ocitocina que faz o útero se contrair, o que desencadeia a dilatação e promove a expulsão do bebê.

A neuroipófise, neuripófise, posthipófise neuro-hipófise ou hipófise posterior constitui o lobo posterior da hipófise. O lado posterior é conectado à parte do cérebro chamada de hipotálamo através do infundíbulo.

A serotonina, também conhecida como 5-hidroxitriptamina ou 5-HT, é produzida em dois locais principais em nosso organismo: no Sistema Nervoso Central (SNC), pelos neurônios serotoninérgicos dos núcleos da rafe, e no trato gastrointestinal, pelas células enterocromafins. Também está presente em nossas plaquetas.

melatonina

A melatonina é o hormônio regulador do sono secretado pelo nosso corpo. De forma mais específica, ele é produzido em uma glândula na parte central do cérebro. A substância tem como efeito promover a manutenção do nosso sono, apresentando níveis mais altos durante à noite.

Também chamado de “Quarteto da Felicidade”, estes neurotransmissores são: endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina. Cada uma dessas substâncias químicas, liberadas naturalmente pelo cérebro, exerce um trabalho específico e muito especial para o nosso organismo.