O que a NBR 15637 1 e 2 nos informa sobre as cintas de elevação?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

A norma técnica ABNT NBR 15637 regulamenta os critérios para as cintas de elevação de cargas e estabelece a obrigatoriedade da identificação da capacidade de carga a partir na etiqueta do produto.

As cores existem para identificar a espessura da cinta e a capacidade de peso que cada uma pode transportar ou içar.

Adicionalmente temos também outro tipo de identificação: os frisos da fita, onde cada friso representa 1t. Ou seja: uma cinta com 2 frisos deve ser verde (2.000 kg), uma com 3 frisos deve ser amarela (3.000 kg) etc.

Certifique- se de que a cinta esta devidamente fixada e acomodada no acessório. Utilize proteção na cinta quando a carga apresentar: cantos vivos, áreas cortantes ou ásperas. Antes de cada uso das cintas, verifique a situação em que ela se encontra, e caso apresente algumas destas características, suspenda o seu uso.

Afinal, a cinta funciona mesmo? VERDADE – O acessório tem como objetivo alterar o formato da silhueta, deixar a postura mais ereta e diminuir a circunferência da cintura. Proporciona uma postura mais bonita e elegante. Justamente por isso, é procurada por pessoas que desejam um corpo mais delineado.

As cintas de elevação nada mais são do que cintas produzidas com poliéster que têm como objetivo o içamento de cargas.
...
Agora vamos te mostrar os principais modelos do mercado:

  • Cinta Catraca.
  • Cinta Flat.
  • Cinta Cargo.
  • Cinta Grab.
  • Cinta Pipe.
  • Cinta Anel.
  • Cinta Bag.

Cinta: Acessório utilizado para amarração e movimentação de cargas, nos termos definidos na norma ABNT NBR 15637.

A cinta modeladora exerce uma pressão consistente e constante sobre a área operada, evitando sangramentos e deslocamentos da pele. Isso também auxilia no reforço da musculatura e na fixação da pele, além de promover uma melhor cicatrização e ajudar a remodelar a região afetada.

Cintas de elevação devem ser 7:1 ou 5:1
Já as cintas brancas possuem o fator de segurança menor, geralmente 5:1. Por isso, suportam até 5 vezes a sua capacidade máxima e não estão contempladas na norma NBR 15637.

A cinta precisa estar confortável e não muito apertada. Peça auxílio ao seu cirurgião, pois o modelo da cinta depende do tipo de cirurgia realizada. A cinta não deve dobrar, principalmente quando se senta. As talas e placas servem para manter, principalmente, a região da cintura, sem dobras.

A cinta não apresenta resultados para quem está tentando emagrecer, o que pode ocorrer é uma redução de medidas abdominais. O uso desse acessório pode contribuir na eliminação de líquidos, o que dá uma falsa sensação de emagrecimento e menos inchaço, no entanto, o resultado é passageiro.

A grande vantagem das lingas de cintas é a sua leveza em comparação à corrente e ao cabo de aço. Elas também são flexíveis e relativamente macias, não estragando o acabamento superficial de uma carga.

A legislação brasileira prevê 3 tipos de materiais: poliéster, poliamida e polipropileno.

Quais são os tipos de cinta modeladora?

  • Cinta abdominal. É o modelo mais utilizado, que envolve a cintura promovendo compressão na região abdominal. ...
  • Camisete. É um dos tipos de cinta modeladora que exigem atenção na hora de usar, porque pode enrolar, já que não tem fechamento entre as pernas. ...
  • Body. ...
  • Calcinha. ...
  • Bermuda.

O uso frequente de cinta modeladora pode causar o enfraquecimento dos músculos abdominais e das costas, deixando a barriga mais flácida e piorando a postura, principalmente se a cinta for apertada demais.