O que a NASA viu em Plutão?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

A primeira entre as descobertas sobre Plutão pela sonda New Horizons foi realizada muito antes de se chegar próximo ao planeta anão: a existência de um número maior de luas do que se pensava. Quando a sonda deixou a Terra, em 2005, imaginava-se a existência de três: Caronte (a maior delas), Nix e Hidra.

Segundo essa nova classificação, Plutão não é mais considerado um planeta, e se encaixa numa nova categoria chamada “planeta anão”.

Por que vale a pena viajar a Plutão? Para começar, esse é o último dos nove planetas "clássicos" a ser visitado por uma missão espacial. Ainda que, em 2006, Plutão tenha sido rebaixado de planeta para a categoria inferior de planeta anão, esse enigmático habitante dos confins gélidos do Sistema Solar tem muito a dizer.

Segundo os astrônomos, ele tem apenas dois terços do tamanho do nosso planeta e está a uma distância de 33 anos-luz daqui. Além de pequeno, ele é muito quente.

Plutão é um planeta anão que orbita o nosso sistema solar. Ele está localizado em uma região desse sistema chamada de Cinturão de Kuiper, em uma zona muito afastada do sol e que, portanto, apresenta uma baixíssima influência desse astro.

Em nosso Sistema Solar, existem cinco planetas classificados como anões: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris. O primeiro está localizado em uma região entre as órbitas de Marte e Júpiter denominada de Cinturão de Asteroides.

Superfície de Urano
Não seria possível caminhar ou pousar na superfície do planeta porque você simplesmente afundaria (assim como em Júpiter). Urano também é congelante! É o planeta mais gélido do Sistema Solar, embora não seja o mais distante em relação ao Sol.

Isso significa que Saturno não tem uma superfície sólida, ou seja, não existe ali um 'chão' para se pisar: se fizéssemos isso, iríamos afundar, afundar e afundar. Já foram identificados, na órbita de Saturno, 31 satélites naturais (ou luas, como preferir, com 'L' minúsculo).

Mike Brown diz não se incomodar em ser chamado de "assassino de Plutão" desde que isso contribua para a compreensão do Sistema Solar.

Netuno

A segunda detecção da sonda, ainda em 2009, foi o tal do “planeta esquecido”. Depois, em 2018, a sonda verificou novamente o KOI-5Ab como um planeta em potencial. Os dados indicavam que tratava-se, possivelmente, de um exoplaneta do tamanho de Netuno.

Curiosidades sobre Plutão, o planeta anão
Plutão orbita a, aproximadamente, 5,9 bilhões de quilômetros do Sol e, por conta disso, sua temperatura fica em torno de -232°C, o que significa que não seria um planeta habitável, segundo a Nasa. Sua atmosfera é formada por gases como metano, nitrogênio e monóxido de carbono.

Basicamente, o principal parâmetro que levou a União Internacional da Astronomia (IAU) a remover Plutão da lista de planetas é o fato de ele não ser capaz de conduzir a sua própria órbita, ou seja, ele depende de outros corpos celestes para influenciar seu trajeto – neste caso, Netuno, de um lado; e diversos objetos ...

Uma sonda da Nasa começará a fotografar Plutão após viajar 5 bilhões de quilômetros em nove anos para chegar ao planeta anão.

Em 2023, começa a transição. Ou seja, o trânsito de Plutão em Aquário durará de 23 de março a 11 de junho. Depois disso, Plutão volta para Capricórnio onde fica até dezembro. Em janeiro de 2024: mais nove meses do trânsito de Plutão em Aquário.

365 dias

Como se define um ano-luz? De acordo com a Nasa, um ano-luz é "a distância que a luz percorre em um ano terrestre". Um ano-luz é o equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros no total, o que significa que a luz pode percorrer essa distância em um ano terrestre (365 dias).

Galáxia de Andrômeda

A Galáxia de Andrômeda recebe esse nome por se localizar na constelação de Andrômeda.

planeta Vênus

O planeta Vênus é o segundo do nosso sistema solar a partir do Sol e o mais próximo da Terra, a apenas 61 milhões de quilômetros de distância.

Plutão

Assim como muitos colegas do Observatório Lowell, Kevin Schindler sentiu um arrepio na espinha quando a União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) anunciou, em agosto de 2006, que, em poucas palavras, Plutão não era mais um planeta.

O que significa ter o Meio do Céu em Leão
Se você tem o Meio do Céu em Leão, você veio para descobrir sobre autoestima e brilhar do jeito que você é. Isso pode incluir a chamada para uma posição de destaque e o desafio de aprender a gostar da atenção.

São em número de 5 os planetas visíveis a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

Além de Plutão temos mais quatro planetas anões: Ceres, Éris, Haumea e Makemake. Desses cinco planetas anões, somente Ceres não é um objeto transnetuniano, uma vez que ele não está localizado além de Netuno.