O que a Nasa descobriu no oceano?

Perguntado por: oalmada . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 4 votos

Para sua surpresa, os cientistas descobriram ecossistemas vibrantes em volta dos respiradouros, repletos de organismos marinhos, como o peixe-caracol transparente e anfípodes — crustáceos que se parecem com pulgas — que nunca haviam sido vistos antes.

Sem dúvida, o tamanho dos oceanos é um dos principais motivos – se não o principal – para não conhecermos por completo esse ecossistema. Tenha em mente que o oceano cobre mais de 70% da superfície da Terra e contém 97% de toda a água do planeta, o equivalente a 360 milhões de quilômetros quadrados.

A Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico Ocidental, é o lugar mais fundo do oceano.

Já o recorde de profundidade em mergulho foi obtido em 2019. Na Fossa das Marianas, o submersível tripulado Limiting Factor, comandado pelo explorador ricaço Victor Vescovo, chegou a 10.928 metros.

A NASA, por meio de seu Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO, em inglês), descobriu alguns poços lunares com temperaturas adequadas à vida humana, em torno dos 17 °C. Para efeitos de comparação, a superfície da Lua chega a registrar 127ºC durante o dia e -173ºC à noite.

Os astrônomos já haviam descoberto três planetas no mesmo sistema, chamados TOI 700 “b”, “c” e “d” – este último, a exemplo do “TOI 700e”, também está localizado na zona habitável. Ele foi descoberto em 2020 e tem aproximadamente o tamanho da Terra.

Batizado de TOI 700, o planeta encontra-se na chamada "zona habitável" de uma estrela de mesmo nome. Isso significa que ele está a uma distância do corpo celeste suficiente para que possa existir água líquida em sua superfície — ou seja, em um ponto nem muito quente, nem muito frio.

Conhecida como a "Atlântida do Mar do Norte", a cidade de Rungholt, na Alemanha, está sendo desenterrada por arqueólogos pela primeira vez. O local, que já abrigou até 3 mil pessoas, teria afundado em 1362, após uma forte tempestade.

Tesouros do Titanic: veja quais são os itens mais famosos já resgatados do naufrágio

  • Violino de Wallace Hartley (1878-1912) ...
  • Relógio de funcionário. ...
  • Carta de passageiro. ...
  • Querubim de bronze. ...
  • Menu da última refeição do Titanic. ...
  • Bracelete de Amy. ...
  • Colete salva-vidas.

Baleia-azul (Balaenoptera musculus) Este é conhecido como o maior vertebrado que existe no planeta. A baleia-azul é capaz de medir pouco mais de 25 metros de comprimento e pesar cerca de 180 toneladas.

Em 2020, a equipe anunciou a descoberta do planeta d, do tamanho da Terra e zona habitável, que está em uma órbita de 37 dias, junto com outros dois mundos.

Ele está localizado no município de Alcântara, no Maranhão.

Mais de 80 por cento dos oceanos nunca foram cartografados, explorados ou sequer vistos pelos seres humanos. As superfícies da Lua e do planeta Marte foram cartografadas e estudadas em muito maior número do que o nosso próprio fundo oceânico.

Ele percebeu que levar essa história pra Hollywood ... O cineasta James Cameron, diretor de filmes de sucesso como “Titanic” e “Avatar”, viu uma paisagem “lunar” no fundo do mar, após se tornar a primeira pessoa a explorar sozinha por ...