O que a música do Titãs Homem Primata quer dizer ao relacionar?

Perguntado por: aquaresma5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Homem Primata. Fala sobre o capitalismo. 02 – O que a música do Titãs, homem primata, quer dizer ao relacionar capitalismo ao período da pré-história? Ao dizer que o homem é capitalista e primata, a letra da música está considerando o capitalismo como uma forma primitiva e predatória de sistema econômico.

Resposta verificada por especialistas
Assim, o uso do termo "selvagem" na música sugere que o capitalismo é uma forma primitiva e descontrolada de organização social e econômica, que pode levar a consequências negativas para a sociedade e o planeta.

O capitalismo selvagem é aquele que usa de influências midiáticas, publicitárias e de poder para fugir de responsabilidades, diante do tamanho desta tragédia nacional e de outras deste mesmo campo que se anunciam — como mostrou a reportagem de capa do GLOBO do último domingo, mostrando o mesmo risco em outras barragens ...

02 – O que a música do Titãs, homem primata, quer dizer ao relacionar capitalismo ao período da pré-história? Ao dizer que o homem é capitalista e primata, a letra da música está considerando o capitalismo como uma forma primitiva e predatória de sistema econômico.

Eles são importantes por desempenhar funções de dispersores e predadores de frutos/sementes, participando ativamente nos processos de dinâmica florestal (Levi e Peres 2013). A ordem Primata é um dos grupos de mamíferos mais ricos em espécies.

Os primeiros hominídeos pertenciam ao gênero Australopithecus e se diferenciavam dos demais primatas por conta de sua postura ereta, locomoção bípede e uma arcada mais próxima da atual espécie humana. Apesar de ser considerado o primeiro ancestral humano, não existe um estudo conclusivo sobre a escala evolutiva.

Titãs

Titãs é uma banda de rock formada na cidade de São Paulo, Brasil em 1982. Embora originalmente tocassem pop-rock alternativo em seus primórdios, o grupo também já utilizou diversos outros gêneros ao longo de quase 40 anos de carreira, como new wave, punk rock, grunge, MPB e música eletrônica.

Resposta: O homem primata ele caçava seus próprios alimentos como matar alguns animais ou sair para pescar. ... Já o homem moderno vive no meio obcecado pela tecnologia pela produtividade pelo consumismo e por bens materiais, o mundo moderno tem um avanço melhor sobre o conhecimento e a tecnologia.

Tais diretrizes capitalistas e o aumento de produção do mercado musical ocasionam, frequentemente, exploração e sobrecarga nos músicos, fatores que levam a questionar o descaso da indústria musical em relação à saúde mental dos artistas.

O trabalho na sociedade capitalista confunde-se com o emprego, bem como sua função deixa de estar ligada à produção de valores de uso para produzir valores de troca, beneficiando o detentor dos meios de produção, enquanto o trabalhador não tem acesso aos bens que produz.

O capitalismo financeiro, ou monopolista, tem como objetivo a obtenção de lucro por meio dos ativos financeiros, investimentos e especulação. Caracteriza-se pela integração entre as grandes empresas e o mercado financeiro, com a maior atuação dos bancos e das bolsas de valores.

As críticas ao capitalismo compreendem, de modo geral, posicionamento e críticas direcionadas a aspectos particulares ou gerais acerca do sistema capitalista; os opositores dirigem críticas sobretudo aos modos de produção e efeitos do sistema na sociedade.

Uma das maiores críticas ao capitalismo diz sobre o fato de que um número muito pequeno de pessoas detém grande parte da riqueza do mundo. Críticas recentes têm demonstrado que a desigualdade social dentro do capitalismo está fora de controle e é considerada uma das grandes ameaças ao progresso social.

O modo de produção capitalista, além de promover o surgimento da denominada “questão social”, desencadeia o processo de intensificação da Alienação, sendo esta, segundo o filósofo Lukács, um fenômeno histórico-social – construído pelo próprio homem – que assume formas diferenciadas postas historicamente.

Em 1987, os Titãs (Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sergio Brito), compuseram a canção “Comida”, em que a fome ganha dimensão bem apropriada ao contexto de luta pela redemocratização que o país vivenciava – a fome de democracia, cultura, diversão, arte e felicidade: A gente não quer só comida.

Como foi no caso da musica “comida”. A letra permite dois olhares. Um que a interpreta como uma crítica as injustiças sócias , em outro a letra faz referência a inconstância humana que propaga uma eterna necessidade de algo a mais.

A comida alimenta o corpo, mas não o espírito, e o ser humano precisa das duas coisas para ser “inteiro, não pela metade”. A poesia concreta da música da banda de rock paulista reflete o ambiente urbano contemporâneo, o homem fragmentado, dissociado de sua natureza, em uma sociedade massificada. Bebida é água!

Eles acreditam que nossos ancestrais e também os macacos utilizavam o barulho emitido pelo sorriso para transmitir um gesto de não agressividade, diferente de caretas e rosnados.