O que a mosca varejeira transmite?

Perguntado por: nmarques . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

As moscas podem transmitir doenças porque estão em contato constante com materiais em decomposição, como fezes ou sujeira, transportando bactérias capazes de causar algumas doenças, como micose, berne, bicheira, tracoma e disenteria, por exemplo.

Há dois tipos de miíase provocadas pelas moscas varejeiras: a cutâneo-traumática e a nasofaringeana. A primeira ataca a pele, e a segunda ocorre em casos de secreção nasal. Caso não seja combatida a tempo, a miíase nasofaringeana pode levar o indivíduo hospedeiro à morte.

A virose da mosca é conhecida cientificamente como Doença Diarréica Aguda (DDA) ou Gastroenterite Aguda, e tem esse nome justamente por causa do maior aparecimento de moscas no período chuvoso do ano.

"Quando aquecemos os alimentos contaminados a uma temperatura acima de 70ºC, grande parte dos micro-organismos começa a ser eliminada." As especialistas dizem, entretanto, que o melhor a se fazer é se livrar do alimento em que a mosca pousou.

No caso da ingestão de larvas de moscas, por exemplo, o próprio trato gastrointestinal as neutraliza durante a digestão. Contudo, se elas adentrarem a pele, o couro cabeludo ou a boca, podem provocar a chamada miíase, uma infecção na qual vivem sob a pele, diz a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A “virose da mosca” é o nome popular dado às doenças diarreicas agudas (DDAs), um grupo de enfermidades causadoras de gastroenterites, que são inflamações no estômago e no intestino. Os principais sintomas provocados são diarreia, febre, dor abdominal, vômitos, desidratação e, em alguns casos, sangue ou muco nas fezes.

Berne, miíase ou bicheira é uma infecção parasitária causada por larvas de várias espécies de moscas que invadem a pele ou os orifícios naturais, como olhos, nariz e ouvidos.

A associação da Doença Diarreica Aguda ao nome do inseto pode decorrer do fato de que as moscas pousam em áreas contaminadas e depois em alimentos, podendo transportar microrganismos que causam a doença. Os sintomas mais comuns são: Diarréia, náuseas (enjoos), vômitos, dor abdominal e, até mesmo, febre.

Sintomas da Miíase
Tudo depende do local que a mosca pousar. No caso da berne, o principal sinal é uma ferida aberta na pele de 2-3cm, com pus e líquidos. Além disso, caso haja pressão na ferida, uma larva branca pode ser vista no local. Seu tamanho depende de quantos dias ela fica na ele.

Mas em alguns casos bem particulares, sim. A ingestão dos ovos de algumas espécies de mosca por humanos ou animais pode causar a Miíase, uma doença que se dá a partir do desenvolvimento das larvas de moscas em alguma parte do corpo da pessoa ou animal que ingeriu os ovos.

Elas são conhecidas como moscas-varejeiras. Uma única mosca pode colocar 120 ovos de uma só vez. Se uma pessoa engolir esses ovos acidentalmente, as larvas podem se hospedar no seu intestino e devorar seus tecidos, causando lesões e infecções.

O que fazer? Se você comeu carne e depois reparou que havia nela ovos de mosca, é provável que tenha ingerido alguns ovos de mosca varejeira. O que deve fazer, imediatamente, é procurar um médico, que provavelmente irá receitar alguns vermífugos para expulsar as larvas que já possam ter eclodido dos ovos.

Como tratar uma virose da mosca? Para tratar uma virose da mosca, não tem uma formula mágica de cura, pois, necessita de repouso por até 5 dias, hidratação constante (preferencia por água devidamente filtrada), e uma alimentação leve e regrada. Um cuidado importante é no preparo dos alimentos.

A Virose da mosca é a forma popular de chamar a Doença Diarreica Aguda (DDA), grupo de doenças provocadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas.