O que a metformina faz no fígado?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

A metformina, largamente utilizada no tratamento da diabetes e também indicada em alguns casos de esteatoses (gordura no fígado) para tratar do distúrbio metabólico, poderia vir a ser efetiva na prevenção do aparecimento do câncer no fígado.

Antidiabéticos
Por isso, o uso de antidiabéticos como a pioglitazona, liraglutida, exeglatida, sitagliptina ou vildagliptina, por exemplo, podem ser indicadas pelo médico para diminuir ou evitar o acúmulo de gordura no fígado.

Não há problema algum para o fígado nas doses hábituais prescritas. A metformina 850mg pode dar efeitos colaterais gastrointestinais como diarréia, dor epigástrica ou náuseas, mas isso nada ter haver com o fígado estar com problemas e sim com sua ação intestinal.

Quais os efeitos colaterais a longo prazo do uso da metformina? O único efeito colateral relevante que pode sugir é a deficiência da vitamina b12 que, principalmente em idosos, pode alterar sua cognição. Procure um endocrinologista para avaliação da necessidade e do monitoramento do uso desta medicação.

A metformina demora cerca de 3 semanas para um melhor efeito. Se vc está usando a mais tempo, convém retornar em consulta com seu médico para adequar o tratamento. Se o uso do fármaco não se encontra eficaz no controle da glicemia, deve procurar um especialista o quanto antes, para rever essa conduta farmacológica.

A metformina age principalmente no intestino e no fígado. Aumenta a concentração de glicose dentro das células intestinais, modifica a flora e pode provocar: diarréia, gases, enjôo, perda de apetite e gosto metálico.

SINTOMAS DE GORDURA NO FÍGADO

  • Dores abdominais;
  • Dor de cabeça;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Perda de apetite;
  • Aumento no tamanho do fígado.

O diagnóstico de gordura no fígado é feito com ajuda de exames como:

  1. Ultrassom abdominal.
  2. Níveis de TGO e TGP no sangue.

A esteatose hepática não possui um tratamento específico, e a diminuição do acúmulo de gordura no fígado será baseado em 3 pilares: estilo de vida saudável; alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos.

Suco de abacaxi, couve e água de coco
Esse ingrediente ajuda muito a hidratar e desintoxicar o corpo (além de ser fonte de diversos minerais e vitaminas importantes). Para complementar a receita, coloque pedaços de abacaxi e folhas de couve, que também ajudam a limpar o fígado. Fica uma delícia e muito nutritivo!

Vai depender do comprometimento do seu fígado e dos fatores de risco (outras doenças que tenha). Leva muito tempo para essa gordura no fígado se formar, então, é esperado que leve algum tempo para que ela diminua até desaparecer. Porém, é recomendada avaliação pelo seu médico especialista a cada 3-4 meses, pelo menos.

porque o horario noturno é o horário de maior resistência insulínica do nosso corpo, tomando a medicação nesse horário vc terá melhores resultados já que ela atua melhorando a sensibilidade do corpo a insulna.

A metformina não causa problema renal. Na realidade ela não pode ser usada em pacientes que tenham o funcionamento dos rins alterados, ou seja a filtração renal reduzida abaixo de 45( normal entre 80-120). Devido ao risco de acidose lática.

Edema (inchaço) não é um efeito colateral descrito para a metformina, mas pode ser um sintoma de uma complicação crônica do diabetes: a nefropatia diabética. Sugiro que retorne ao seu endocrinologista para uma avaliação.