O que a melancia faz mal?

Perguntado por: ecruz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

As melancias também contêm um alto nível de potássio. O consumo de alimentos ricos em potássio em grandes quantidades pode provocar problemas cardiovasculares. Algumas das reações provocadas por esse consumo em excesso são pulso ausente ou fraco, batimentos cardíacos irregulares, parada cardíaca, entre outros.

A melancia também é fonte de sais minerais como cálcio, fósforo e sódio. De acordo com o Ministério da Saúde, a fruta auxilia no bom funcionamento dos rins, intestino e estômago, além de ser um calmante natural.

Isso porque ela é composta por mais de 90% de água. Sendo assim, a ingestão de melancia tem um alto potencial de provocar noctúria, ou seja, a vontade de urinar no meio da noite. Isso pode atrapalhar a sua noite de sono.

Anti-inflamatório: Devido ao seu alto teor de antioxidantes, a melancia pode ter propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação no corpo.

Para contornar essa situação, é preciso fazer uma dieta desintoxicante e consumir alimentos específicos que aceleram a recuperação. A hidratação tem papel de eliminar as toxinas pelo suor, fezes e urina - e aqui vale ingerir qualquer líquido: água, suco natural, chá, sopa e alimentos ricos em água como melancia.

A Universidade Estadual da Florida nos Estados Unidos divulgou um estudo que apontou o consumo de melancia como um excelente aliado ao combate a hipertensão. Publicado no American Journal of Hypertension, o estudo mostrou que a fruta pode reduzir significativamente a pressão arterial em pessoas com excesso de peso.

Para melhorar e cuidar da saúde dos rins, é melhor beber melancia, graças à sua grande quantidade de água. Mas mirtilos também são muito eficazes graças ao fato de ser uma fruta da floresta com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.

Contudo, apesar do elevado IG da melancia, esta fruta, bem como qualquer tipo de fruta, pode ser consumida por pessoas com diabetes, desde que: Consuma a quantidade recomendada (uma talhada de 200g); Não faça uma ingestão isolada deste fruto.

E o efeito pode ser notado algumas horas após a ingestão da melancia. Estudos indicam ainda que os benefícios do licopeno e do betacaroteno presentes na fruta melhoram quando ela é consumida em temperatura ambiente.

A hidratação reduz o risco de ter dores de cabeça, um sintoma comum nesta fase do mês. Além da ingestão de água, também o chá de menta pode atenuar os sintomas da síndrome pré-menstrual. O consumo de frutos ricos em água, como a melancia, é uma boa forma de manter os níveis de hidratação dentro do ideal.

É possível afirmar que uma melancia inteira, com cerca de 10kg, ou até meia estão fora dos parâmetros de moderação. De maneira geral, o ideal é o consumo de uma ou até duas porções por dia.

Por ser rica em vitamina C e A, atua como um excelente antioxidante para o corpo, favorecendo o fortalecimento do sistema imunológico na prevenção de doenças. Ela ainda possui cálcio, fósforo, magnésio, potássio.

Laranja, abacaxi, limão e acerola são excelentes anti-inflamatórios.

Para evitar e tratar uma infecção urinária, a água é essencial. Apesar do desconforto na hora de urinar, tomar muita água dilui a urina e contribui para expelir as bactérias do seu corpo. Além da água, alimentos diuréticos, como cebola, melancia, aspargo, salsa, graviola, pepino e cenoura, podem prevenir a doença.

A melancia possui grande quantidade de água, o que melhora a saúde renal. Também possui propriedades depurativas, que ajudam a limpar os rins e prevenir infecções.

A nutricionista explica ainda que a melancia pode ser ingerida mais de uma vez ao dia, é bom evitar apenas comer a fruta à noite após as refeições porque pode ser indigesta.

Evite o consumo de alimentos ricos em carboidratos simples como macarrão, pão, doces em calda, chocolates, goiabadas, cocada, leite condensado, pois eles podem potencializar os sintomas de refluxo.

Tratar o refluxo com remédios caseiros pode ser uma fria

  • Água com limão.
  • Chá de gengibre.
  • Vinagre de maçã
  • Chá de camomila.
  • Suco de babosa.
  • Betaína.
  • Mostarda.