O que a mãe pode comer para soltar o intestino do bebê de 1 mês?

Perguntado por: ecastro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Frutas laxativas (mamão, laranja com bagaço, ameixa preta, mexerica e banana-nanica), vegetais de folha cozidos (escarola, almeirão, brócolis e couve), quiabo, vagens, feijão, lentilha, aveia e farelo de trigo, são alguns exemplos que ajudam a soltar o intestino preso.

O recém-nascido pode ficar até dois dias sem evacuar. Isso não é comum, principalmente em crianças que mamam no peito, mas pode acontecer. Uma dica é estimular o ânus do bebê com uma gaze enrolada no dedo. Em geral, só de tocar superficialmente a região, o pequeno já consegue fazer cocô.

Os alimentos que soltam o intestino preso são aqueles ricos em fibras e em água, pois favorecem o trânsito intestinal e aumentam o volume das fezes.
...
Além dessa lista, há outros alimentos que também ajudam a liberar o trânsito intestinal:

  • Mamão.
  • Ameixa.
  • Abóbora.
  • Leite e derivados.
  • Azeite de oliva.
  • Lentilha.

Os alimentos que devem ser evitados na amamentação pela mãe que amamenta são alimentos como frituras, embutidos, queijos gordos, refrigerantes, bolos ou biscoitos, por exemplo, porque têm grandes quantidades de gorduras e açúcares. Existem ainda alimentos que são proibidos, como as bebidas alcoólicas.

Posso dá chá de erva doce para recém nascido de 1 mês em 30 ml ? Não. Até os 6 meses de vida devemos oferecer apenas o leite materno ou na impossibilidade da amamentação formula infantil prescrita pelo seu pediatra.

Ofereça chá de erva doce ou funcho
A erva doce, que também é chamada de funcho, é excelente para o funcionamento do sistema digestivo. Nesse caso, é recomendado que você não ultrapasse a quantidade máxima de 100ml de chá por dia.

Se o recém-nascido estiver recebendo leite materno, ele pode ficar até uns 5 dias sem evacuar. Nesse caso o recém-nascido precisa ser avaliado pelo pediatra e o exame clínico tem que está sem alteração.

Movimentar o corpinho do recém-nascido pode ajudar a dissipar os gases. Uma boa maneira de fazer isso é deitando a criança de barriga para cima e fazer movimentos de dobrar e esticar as pernas, como se ele estivesse pedalando. Essa compressão vai ajudar a dissolver e soltar os gases.

Para ajudar, os pais podem fazer massagens na barriga da criança no sentido horário ou colocar as pernas apoiadas em seu abdômen. Ensinar e estimular a posição de cócoras, para os maiores, também ajuda. Esses métodos são suficientes para auxiliar na evacuação.

Ainda de acordo com ela, a mulher deve dar preferência a alimentos orgânicos, comidas feitas em casa e pratos com frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos. Já aspartame, álcool, cafeína e alimentos fermentáveis devem ser evitados.

De forma simples, a resposta à essa pergunta é não.
Você não precisa ter uma dieta perfeita para produzir um leite de qualidade para seu bebê. De fato, pesquisas mostram que a qualidade da alimentação da mãe tem pouca influência no leite materno.

Feijão, brócolis, couve-flor, repolho e batata doce, entre outros, são alimentos que provocam gases intestinais e, por isso, não devem ser consumidos todos de uma única vez. “Se eles provocam gases nas mães, é bem possível que o bebê também os tenha após mamar”, alerta Marcelo.

A orientação geral, defendida tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que os BEBÊS SÓ TOMEM ÁGUA A PARTIR DOS SEIS MESES DE VIDA. Essa recomendação é a mesma para QUEM ESTÁ AMAMENTANDO EXCLUSIVAMENTE, PARA QUEM SEGUE A AMAMENTAÇÃO MISTA OU SÓ COM FÓRMULA.

E os bebés, podem beber chá de camomila? A resposta é sim. Mas com alguns cuidados especiais. Habitualmente, os bebés podem beber infusões de ervas naturais a partir dos seis meses.

As mulheres que amamentam podem fazer o uso de chá de plantas como a camomila, erva doce, erva cidreira, melissa, mas nunca como fitoterápicos.

Sempre que me perguntam se bebê pode tomar suco a minha resposta é bem simples: não, bebê não pode tomar suco. Até 1 ano as frutas oferecidas ao bebê devem ser raspadas, amassadas ou cortadas em pedaços e nunca em forma de sucos. Inclusive essa é a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria.