O que a mãe pode comer para melhorar os gases do bebê?

Perguntado por: rteixeira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Ainda de acordo com ela, a mulher deve dar preferência a alimentos orgânicos, comidas feitas em casa e pratos com frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos. Já aspartame, álcool, cafeína e alimentos fermentáveis devem ser evitados.

Conheça todos os alimentos que causam cólica no bebê

  • 1.1 Leite de vaca e seus derivados.
  • 1.2 Bebidas alcoólicas.
  • 1.3 Alimentos FODMAP'S.
  • 1.4 Alimentos com cafeína.
  • 1.5 Adoçantes industrializados.

Camomila

Camomila: além das propriedades calmantes, o chá também ajuda a diminuir a frequência das cólicas; Erva doce: auxilia no sistema digestivo e no alívio de gases e cólicas, além de ser bem aceito por conta do sabor naturalmente adocicado; Capim-santo: excelente para ajudar no funcionamento do intestino do bebê.

A mãe deve sempre dar preferência a frutas, com exceção da manga, fruta-do-conde, goiaba e melancia, que devem ser digeridas mais demoradamente.

Aumente o consumo de frutas, vegetais e leguminosas
Não à toa, esses alimentos são a base da introdução alimentar dos bebês, já que oferecem inúmeros benefícios ao organismo. No caso de intestino preso, o consumo de certas frutas e vegetais pode contribuir para soltar o intestino do bebê.

Às vezes de oito à meia-noite, às vezes de meia-noite às quatro, e alguns parecem que estão a postos vinte e quatro horas por dia. Costuma começar depois de duas ou três semanas de vida e costuma melhorar por volta dos três meses (mas nem sempre).

Simeticona ou Dimeticona
Esse processo ajuda a cessar os gases em produção. Por ser um medicamento que não é absorvido pelo organismo, não oferece risco de efeitos colaterais ou reações adversas.

No período de aleitamento materno, a mulher deve dar preferência a comidas feitas em casa e pratos que incluam alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos. A mulher precisa de apoio tanto para cuidar da criança quanto para manter uma alimentação adequada e saudável.

De forma simples, a resposta à essa pergunta é não.
De fato, pesquisas mostram que a qualidade da alimentação da mãe tem pouca influência no leite materno.

O leite materno é composto em 80% por água, por isso é muito importante que a mulher beba muita água e se mantenha sempre hidratada. Uma das formas de repor os líquidos de maneira saudável e saborosa é optando pelos sucos de frutas. Escolha frutas ricas em água, como melancia e melão, por exemplo.

Neste período é importante que a mulher evite alimentos processados, gordurosos e com muitos açúcares.

Não é preciso fazer uma dieta especial quando se amamenta, mas a alimentação deve ter equilíbrio nutricional. Isso significa ingerir muitas frutas e legumes, grãos integrais como aveia e arroz, além de cereais e pães identificados como "integrais" ou de "trigo integral".

1- Favorece o sono
Em caso de dúvidas se bebê pode tomar chá, um chazinho de camomila é uma ótima ideia para os pequenos com dificuldades para dormir. Logo, por conta das suas propriedades calmantes, a bebida auxilia as crianças a ter uma noite de sono tranquila.

Colocar o bebê em um ambiente tranqüilo de pouca luz, sem barulho ou com música suave e manter o contato pele a pele é muito importante (contato direto da barriga do bebê com a barriga da mãe). Outra opção muito eficaz é o banho morno ou compressa morna na barriga além de enrolar o bebê em uma manta ou cobertor.

As mulheres que amamentam podem fazer o uso de chá de plantas como a camomila, erva doce, erva cidreira, melissa, mas nunca como fitoterápicos.

Banana: ela pode ser a companheira da rotina das novas mamães tanto no café da manhã quanto como um lanche da tarde! A banana é rica em nutrientes para o bom funcionamento do intestino, redução da pressão arterial e o equilíbrio de sódio no corpo.

Neste período, a mulher tem necessidade aumentada de proteína e o consumo de 2 a 3 ovos diariamente em formas de preparos diferentes favorecem esse aporte. Desse modo, quem amamenta pode, sim, comer ovos, exceto se houver a presença de alergia.

Evite leite e seus derivados
Segundo estudos apontam, o consumo de leite de vaca e seus derivados (mesmo sem lactose) é um dos mais maiores causadores de manifestações de cólicas no bebê.

Ofereça chá ou líquidos quentes
Chás também são uma excelente opção para soltar o intestino de bebê recém-nascido, isso porque os líquidos quentes estimulam o órgão e contribuem diretamente com a hidratação da criança.

Aumente a ingestão de água
Uma das melhores formas de aliviar a prisão de ventre pós parto é aumentando a ingestão de água durante o dia. Isso ajuda a regular o intestino, uma vez que auxilia no trânsito do bolo fecal, assim como em sua formação.