O que a mãe não deve comer para não dar cólica no bebê?

Perguntado por: onovais . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 15 votos

Abaixo, listamos as 5 principais classes de alimentos que mais causam cólicas em bebês.

  • Alimentos alergênicos. Os alimentos alergênicos são aqueles que comumente desencadeiam alergia nas pessoas. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Vegetais crucíferos e grãos. ...
  • Cafeína. ...
  • Adoçantes industrializados.

Neste período é importante que a mulher evite alimentos processados, gordurosos e com muitos açúcares.

Alimentos que podem causar gases em bebês:
Legumes: como brócolis, repolho, alcachofra, aspargo, couve-flor, couve de bruxelas, cebola e alho; Amidos, sendo eles batatas, milho e massas; Produtos lácteos – principalmente aqueles que têm na composição proteína do leite de vaca; Chocolate.

Os mais indicados são os chás de camomila e erva-doce.

Não é preciso fazer uma dieta especial quando se amamenta, mas a alimentação deve ter equilíbrio nutricional. Isso significa ingerir muitas frutas e legumes, grãos integrais como aveia e arroz, além de cereais e pães identificados como "integrais" ou de "trigo integral".

A microbiota do bebê começa a se formar quando ele ainda está no útero da mãe e alterações na sua diversidade e composição podem ser encontradas naqueles que apresentam cólicas, ou exacerbar os sintomas pelo aumento da fermentação da lactose, outros carboidratos e proteínas.

Alimentos que estimulam a produção do leite materno

  • Alimentos úteis para estimular a Lactação: – Arroz Integral. – Aveia. – Canjica. – Castanhas. – Milho e Derivados. ...
  • Frutas úteis que estimulam a Lactação: – Amoras. – Morangos. – Laranja-lima. – Lima-da-pérsia. ...
  • São recomendados também: – Amendoim. – Banana. – Côco. – Figo.

Banana: ela pode ser a companheira da rotina das novas mamães tanto no café da manhã quanto como um lanche da tarde! A banana é rica em nutrientes para o bom funcionamento do intestino, redução da pressão arterial e o equilíbrio de sódio no corpo.

Frutas frescas, como maçã, morango, uva, pera, melancia, abacate, manga, laranja, tangerina, entre outras. Deve-se consumir de 2 a 3 porções por dia, priorizando as frutas com casca e bagaço, quando possível; Vegetais, como alface, tomate, repolho, couve, brócolis e jiló, entre outras.

Neste período, a mulher tem necessidade aumentada de proteína e o consumo de 2 a 3 ovos diariamente em formas de preparos diferentes favorecem esse aporte. Desse modo, quem amamenta pode, sim, comer ovos, exceto se houver a presença de alergia.

Os alimentos que devem ser evitados na amamentação pela mãe que amamenta são alimentos como frituras, embutidos, queijos gordos, refrigerantes, bolos ou biscoitos, por exemplo, porque têm grandes quantidades de gorduras e açúcares. Existem ainda alimentos que são proibidos, como as bebidas alcoólicas.

Agora que já entendemos melhor o quadro, vamos às dicas que podem ajudar a evitar cólicas no bebê.

  1. Evite a ingestão de ar. ...
  2. Faça mudanças na dieta. ...
  3. Execute manobras de alívio para o bebê ...
  4. Inclua o uso de chás. ...
  5. Dê os medicamentos prescritos.

Deite-o sobre seu antebraço
Bebês com cólica costumam gostar muito dessa posição. Deite o recém-nascido de bruços sobre seu antebraço, enquanto faz movimentos circulares nas costas do seu filho. O carinho vai ajudá-lo a relaxar e a pressão na barriga ajuda a soltar os gases.

O leite materno é composto em 80% por água, por isso é muito importante que a mulher beba muita água e se mantenha sempre hidratada. Uma das formas de repor os líquidos de maneira saudável e saborosa é optando pelos sucos de frutas. Escolha frutas ricas em água, como melancia e melão, por exemplo.

Chá para cólica do bebê: Chá de erva doce
O chá de erva doce é um dos mais populares e, isso se deve não apenas ao seu sabor e aroma. É graças também às propriedades benéficas para a saúde.

Deite-o sobre seu antebraço
Bebês com cólica costumam gostar muito dessa posição. Deite o recém-nascido de bruços sobre seu antebraço, enquanto faz movimentos circulares nas costas do seu filho. O carinho vai ajudá-lo a relaxar e a pressão na barriga ajuda a soltar os gases.