O que a mãe deve evitar comer para não dar cólica no bebê?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.

Compressa quente é ótimo para cólica
Passe uma fralda de tecido e aplique-a ainda quente sobre a barriga do bebê. Você também pode usar uma bolsa de água morna (sempre testando a temperatura antes para conferir se não está quente demais). O calor ajuda na vasodilatação, facilita o fluxo do sangue e relaxa os músculos.

Confira outras dicas que ajudam a diminuir os gases do bebê:

  1. Massagear a barriga do bebê ...
  2. Preparar adequadamente o leite do bebê ...
  3. Dar mais água para o bebê ...
  4. Preparar corretamente os mingaus. ...
  5. A mãe deve evitar comer alimentos que provocam gases.

"Alimentos ricos em açúcar, pão branco e arroz branco também devem ser evitados. São extremamente calóricos e, por isso, contribuem para o ganho de peso materno e do bebê", explica Luciana. Mesmo assim, a nutricionista ainda destaca que não existe um alimento específico que cause cólicas ou dores no bebê.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Os chás, como camomila e funcho possuem propriedades antiespasmódicas e calmantes, que promovem o relaxamento dos músculos do corpo, ajudando a aliviar a cólica do bebê.

Seu estômago pode estar distendido com gases. O choro pode ocorrer a qualquer hora, embora, frequentemente, piore no início da noite.

Luftal Infantil é um medicamento de uso oral indicado para bebês e crianças com excesso de gases no aparelho digestivo, proporcionando alívio nas dores e cólicas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o uso de travesseiros é indicado somente após os 12 meses. O travesseiro não é indicado para recém nascidos, pois pode prejudicar a passagem correta do ar e o alinhamento da estrutura corporal, aumentando o risco da Síndrome de Morte Súbita.

- Depois de mamar mantenha o bebê no seu colo e em posição ereta para arrotar. Se o bebê não arrotar depois de 10-15 minutos, pode ser colocado novamente no berço para dormir. Recém-nascidos dormem bastante, principalmente logo após a mamada. Esse intervalo é o momento ideal para a mãe relaxar, dormir ou alimentar-se.

A cólica em bebês, como já explicamos, é mais dolorosa para os pequenos e acompanha alguns outros sintomas. Já os gases, por si só, são normais (até mesmo para os adultos). Eles não são grandes incômodos para o bebê, desde que não haja excesso, o que pode ocasionar a cólica e o desconforto na criança.

Não existem evidências de que a fruta possa causar as desconfortáveis cólicas no bebê, sendo que a banana é um dos alimentos indicados para a lactante, já que a fruta é uma fonte nutriente e rica em fibras, que vai auxiliar no bom funcionamento do intestino.

Café-da-manhã
Carboidratos: pães integrais ou tapioca ou crepes integrais. Proteínas: ovos cozidos, mexidos ou omeletes e pasta vegetal de amêndoas. Estas proteínas podem ser colocadas nos carboidratos mencionados acima. Gorduras: a mulher pode ingerir manteiga ou azeite de oliva.

Outras opções para os lanches são consumir frutas frescas, pão de centeio com queijo e vegetais, iogurte (200 mL), creme de grão de bico com palitos de legumes, cereais com leite ou 1 copo de suco bolacha Maria.

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.

Posição correta
Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. De lado, a posição é muito instável e eles podem rolar ou ficar de barriga para baixo, o que pode ser perigoso. Em geral, bebês precisam dormir de barriga para cima até o primeiro ano de vida.

Sono de bebês de 0 – 3 meses
O mesmo padrão se espelha em bebês de 1 até 2 meses, que dormem bastante durante o dia e também durante a noite, mas em períodos curtos, acordando frequentemente. Já quando completam 3 meses, os bebês precisam de 14 a 16 horas de sono.