O que a mãe deve comer para aliviar a cólica do bebê?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

5. Alimentação da mãe

  • Brócolis, couves, couve-flor, couve-de-bruxelas e alguns outros tipos de hortícolas da família das crucíferas;
  • Pimentos, pepino e nabo;
  • Feijão, grão, favas, lentilhas e ervilhas;
  • Chocolate.

Diversos estudos já constataram que. de fato, algumas proteínas da alimentação da mãe passam para o leite materno e podem causar diversos sintomas no bebê, sendo o principal deles: a cólica.
...
Outros alimentos que devem ser evitados são¹:

  1. Soja;
  2. Ovos;
  3. Amendoim;
  4. Castanha;
  5. Repolho;
  6. Frutas cítricas.

Seu estômago pode estar distendido com gases. O choro pode ocorrer a qualquer hora, embora, frequentemente, piore no início da noite. Infelizmente, não há explicação definitiva sobre por que isso acontece.

Chás para aliviar a cólica do bebê

  • Chá de camomila. O chá de camomila é calmante e antiespasmódico, ajudando a melhorar a digestão e acalmar o bebê, além de aliviar a cólica. ...
  • Chá de funcho. Esse chá possui propriedades antiespasmódicas, digestivas e relaxantes, que melhoram a digestão e diminuem as cólicas e os gases.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Camomila: além das propriedades calmantes, o chá também ajuda a diminuir a frequência das cólicas; Erva doce: auxilia no sistema digestivo e no alívio de gases e cólicas, além de ser bem aceito por conta do sabor naturalmente adocicado; Capim-santo: excelente para ajudar no funcionamento do intestino do bebê.

"Alimentos ricos em açúcar, pão branco e arroz branco também devem ser evitados. São extremamente calóricos e, por isso, contribuem para o ganho de peso materno e do bebê", explica Luciana. Mesmo assim, a nutricionista ainda destaca que não existe um alimento específico que cause cólicas ou dores no bebê.

A cólica em bebês, como já explicamos, é mais dolorosa para os pequenos e acompanha alguns outros sintomas. Já os gases, por si só, são normais (até mesmo para os adultos). Eles não são grandes incômodos para o bebê, desde que não haja excesso, o que pode ocasionar a cólica e o desconforto na criança.

O pico de início da cólica ocorre entre 6 a 8 semanas de vida do bebê, mas há casos em que inicia antes. Na maioria das vezes ocorre no período noturno. Uma crise de cólica pode durar minutos ou até mesmo horas. Já a fase de cólicas em si geralmente é resolvida entre 10-12 semanas de vida.

- Depois de mamar mantenha o bebê no seu colo e em posição ereta para arrotar. Se o bebê não arrotar depois de 10-15 minutos, pode ser colocado novamente no berço para dormir. Recém-nascidos dormem bastante, principalmente logo após a mamada. Esse intervalo é o momento ideal para a mãe relaxar, dormir ou alimentar-se.

OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

Na verdade, as cólicas (contrações da musculatura abdominal) são naturais e esperadas, isto é, fazem parte do desenvolvimento da criança. Elas acontecem nos primeiros três meses de vida porque a criança está se acostumando a digerir o leite e a flora intestinal dele ainda não está formada.

Entre 10 e 30 minutos após a sua ingestão, Luftal Infantil atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, levando ao rompimento das bolhas, à dificuldade de formação destas bolhas ou à formação de bolhas maiores que serão facilmente expelidas.

As dicas para diminuir as cólicas menstruais de forma natural incluem:

  1. Compressas de água morna no abdômen. ...
  2. Tomar chá de gengibre com valeriana. ...
  3. Utilizar pontos de reflexologia. ...
  4. Fazer exercícios para as cólicas. ...
  5. Não ingerir cafeína nem álcool. ...
  6. Evitar comer doces e salgados.

As cólicas podem ser sinal de várias situações, como ingestão de ar na hora de mamar ou tomar o leite na mamadeira, consumo de alimentos que produzem muitos gases ou intolerância a algum alimento ou componente, causando normalmente dor abdominal e choro constante.