O que a mãe come engorda o bebê?

Perguntado por: etorres . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

Para aumentar o ganho de peso do bebê durante a gravidez, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e ovos, e de alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, azeite e semente de linhaça.

A alimentação da mãe durante a amamentação deve conter essencialmente alimentos in natura ou minimamente processados. No período de aleitamento materno, a mulher deve dar preferência a comidas feitas em casa e pratos que incluam alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos.

Os alimentos que devem ser evitados na amamentação pela mãe que amamenta são alimentos como frituras, embutidos, queijos gordos, refrigerantes, bolos ou biscoitos, por exemplo, porque têm grandes quantidades de gorduras e açúcares. Existem ainda alimentos que são proibidos, como as bebidas alcoólicas.

Exceto em casos de doenças da gravidez, como na pré-eclâmpsia, onde há um acúmulo acima do normal de líquidos. A maior parte do ganho de peso na gravidez ocorre no 2º e 3º trimestre.

No início da 29ª semana, o bebê tem aproximadamente 26 centímetros, e 1250 gramas; e encerra o oitavo mês com cerca de 43 centímetros e 1820 gramas.

Espera-se nos primeiros meses que o bebê ganhe algo em torno de 25 a 30 gramas por dia Segundo o Osteopata, há casos de bebês que ganham peso normalmente nos dois primeiros meses de vida, mas a partir disso deixam de ganhar ou baixam o ganho, por exemplo, de um quilo num mês para 200 gramas no mês seguinte.

O leite materno é composto em 80% por água, por isso é muito importante que a mulher beba muita água e se mantenha sempre hidratada. Uma das formas de repor os líquidos de maneira saudável e saborosa é optando pelos sucos de frutas. Escolha frutas ricas em água, como melancia e melão, por exemplo.

Não é preciso fazer uma dieta especial quando se amamenta, mas a alimentação deve ter equilíbrio nutricional. Isso significa ingerir muitas frutas e legumes, grãos integrais como aveia e arroz, além de cereais e pães identificados como "integrais" ou de "trigo integral".

Banana: ela pode ser a companheira da rotina das novas mamães tanto no café da manhã quanto como um lanche da tarde! A banana é rica em nutrientes para o bom funcionamento do intestino, redução da pressão arterial e o equilíbrio de sódio no corpo.

Falando nisso, o café da manhã deve ser bem reforçado (veja uma receitinha ótima) e alimentos como ovo cozido, omelete, frutas secas, amêndoas e até mesmo uma boa proteína como o frango, são altamente recomendáveis! Claro que, tudo isso deve ser moderado e não há necessidade de grandes quantidades.

Chás contendo camomila, passiflora, erva-doce e melissa, por exemplo, ajudam nas cólicas e podem auxiliar no sono do bebê. Por isso, inclua esses chás na sua dieta pós-parto para auxiliar a evitar as cólicas no bebê, e até mesmo a aliviar o problema.

A medida pode ser determinada entre 14 e 40 semanas de gestação e possui um caráter informativo e lúdico para as futuras mamães. Do ponto de vista clínico o seu médico irá utilizar a estimativa de peso fetal e o comprimento dos ossos longos para determinar se o crescimento fetal está adequado ou não.

Outro método para verificar o crescimento fetal é a ultrassonografia. Com o intuito de teimar o peso fetal, o ultrassom pode ser usado para medir a cabeça, o abdome e o fêmur do bebê. Com estas medidas o médico pode estimar o peso do bebê e comparar o valor encontrado com curvas de referência.

O sétimo mês vai da semana 28 à semana 32. Ao final dessa fase, o bebê terá cerca de 2 kg e em torno de 40 cm — seu corpo está concluindo os passos finais do desenvolvimento, mas o crescimento continua até o parto.

1. Primeiro trimestre. A 1ª das 12 semanas da gravidez tem a sonolência mais forte.

É normal uma perda de 5,5 Kg logo após o parto devido a saída do feto , placenta, líquido amniótico e involução uterina. Outros 4,5 Kg são eliminados nas 6 semanas seguintes, sendo cerca de 1,5 Kg na primeira semana pós-parto e 3,0 Kg nas outras 5 semanas.

O bebê inicia esse período com aproximadamente 18 centímetros e 310 gramas, encerrando o mês lunar com cerca de cinco centímetros a mais, e 540 gramas.

O normal é que os bebés engordem entre 120 e 200 gramas por semana em seus primeiros meses de vida. Dessa forma, do primeiro ao terceiro mês pode que engorde entre 600 e 800 gramas por mês.

Considera-se um bebê termo quando ele nasce até com 41 semanas e meia de gestação. Quando a termo, fetos normais chegam a pesar 3400g. Durante as últimas semanas, o feto ganha aproximadamente 14g ao dia.

A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas. Mas está tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois, pois o bebê ainda estará com 9 meses. Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas.

Bebê que mexe muito é saudável, sim!
Alguns especialistas explicam que, assim como sons e vibrações, qualquer tipo de alimento pode influenciar nos movimentos dos bebês, já que chegam através do cordão umbilical, transformando-se em glicose, substância que estimula a atividade gástrica.