O que a Lua realiza ao redor da Terra?

Perguntado por: talvim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

A Lua é uma rocha gigante presa pela gravidade da Terra. Com o passar dos anos, a Lua sincronizou o seu movimento de rotação e de translação com a Terra, ou seja: enquanto completa uma volta em torno da Terra (translação), a Lua também completa uma volta em torno de si mesma (rotação).

Se a Lua não existisse, a precessão seria mais lenta e o eixo de rotação seria mais instável. A Terra poderia se inclinar um pouco e, em vez de uma inclinação de 23 graus, poderia chegar a 40 graus, ou, num caso extremo, como acontece com Urano, cuja inclinação é de 90 graus, o que faz com que gire tombado.

Sem a Lua lá no céu, as marés ainda existiriam, mas o movimento de subida e descida seria bem mais lento, reduzindo em cerca de dois terços o tempo atual, de acordo com Matt Siegler, pesquisador da NASA.

Mas por que a Lua às vezes é visível durante o dia, já que aprendemos justamente que ela aparece apenas pela noite? Às vezes vemos a Lua durante o dia pela mesma razão que a vemos à noite – ela reflete a luz do Sol – e sua proximidade com a Terra a torna mais brilhante do que o céu diurno ou noturno.

Durante a fase da lua nova, como o sol está iluminando o lado oculto do nosso satélite natural, ela não pode ser vista por nós nem durante o dia e nem durante a noite. Durante a lua cheia, ela só aparece no horizonte celeste quando já está anoitecendo.

Além do movimento orbital ao redor da Terra, a Lua também possui um movimento de rotação em torno de si mesma. O movimento rotacional da Lua também ocorre no mesmo sentido do seu movimento orbital.

A agitação das pessoas, os surtos psicóticos, nascimentos, tudo pode acontecer durante essa fase lunar. Uma fase boa e perigosa ao mesmo tempo. A influência da Lua Cheia também faz com que tenhamos mais ideias, sejamos mais criativos e mais presentes. Inclusive temos mais libido nesta fase lunar.

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

Na verdade, pode haver mais de 270 trilhões de quilos de água armazenados na Lua.

E se a Terra parasse de realizar o movimento de rotação? No caso extremo em que a Terra tivesse o seu movimento de rotação interrompido, a atmosfera continuaria em movimento de rotação e isso produziria ventos de enormes velocidades, maiores que quaisquer outros que já puderam ser registrados por aqui.

Solo lunar pode transformar dióxido de carbono em oxigênio e sustentar vida no espaço, diz pesquisa. Na busca por lugares fora da Terra que possam sustentar a vida, os cientistas costumam ir atrás de evidências de substâncias essenciais como água e oxigênio.

Pode até parecer um eclipse ou um filtro avermelhado, mas é um retrato da atmosfera.” As partículas tendem a se manter suspensas no ar em regiões e ocasiões em que o ar está mais seco, o que coincide com períodos com maior ocorrência de queimadas em alguns biomas brasileiros.

Diz uma lenda que o Sol e a Lua sempre foram apaixonados um pelo outro, mas nunca podiam ficar juntos, pois a Lua só nascia após o por do Sol. Sendo assim , Deus na sua bondade infinita criou o eclipse como prova que não existe no mundo um amor impossível...

Lua azul (Blue moon)
Isso porque, assim como a Lua negra, refere-se à segunda Lua cheia de um mesmo mês, ou à terceira Lua cheia em uma estação do ano que tenha quatro delas.