O que a literatura Arcade buscava?

Perguntado por: amartins6 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.

(UM-SP) Entende-se por literatura árcade:
a linha européia de produção literária com linguagem rebuscada. a linha européia de produção literária que volta aos padrões clássicos.

Inspirados por valores greco-latinos, os escritores árcades exaltavam a harmonia e o culto à beleza clássica. Além disso, o contexto histórico do Arcadismo é contemporâneo ao Iluminismo, à ascensão da burguesia e ao declínio da monarquia absolutista.

Principais características do Arcadismo
São eles o Bucolismo e o Pastoralismo.

As principais características do arcadismo são: o retorno ao clássico (cultura greco-romana), o bucolismo, o pastoralismo, a idealização amorosa e a escolha de temas cotidianos e relacionados com a natureza.

- Fugere Urbem: Para os líricos do arcadismo, a cidade não era o ambiente ideal para viver, pregando-se, portanto, a fuga da urbanidade como meta a ser alcançada. - Locus Amoenus: Atrelado ao fugere urbem, esse preceito afirma que o campo, o ambiente bucólico, é o ideal para o homem.

No Arcadismo brasileiro, percebemos a recorrência de dois gêneros de poesia: lírica e épica. Os textos líricos contêm as características básicas dessa escola literária, como a exaltação do campo, a presença de uma musa inspiradora, a harmonia com a natureza, o pastoralismo, o bucolismo, etc.

Para os árcades, era necessário fugir do ambiente urbano para atingir a plenitude e a felicidade. Diferentemente da cidade, o campo era considerado o lugar ideal para viver e, por isso, os poetas exaltavam o ambiente rural em seus versos.

No arcadismo a natureza é valorizada na expectativa de fuga da vida agitadada cidade. Sendo assim, o retrato da vida pastoral comumente é retratado e idealizado nas obras.

O Arcadismo Português terminou em 1825, com a publicação do poema “Camões”, de Almeida Garrett, o qual inaugura uma nova fase: o Romantismo. O maior destaque na produção árcade portuguesa foram os poemas, sendo Bocage um dos maiores representantes.

Carpe diem (colher o dia)
Esse lugar acolhedor e natural foi usado para divulgar as ideias que o arcadismo queria passar acerca de uma sociedade mais justa e igualitária.

A árcade tinha características clássicas, como a presença de pastores e ovelhas em ambientes equilibrados. Já na natureza romantica, que aconteceu um pouco mais tarde, no conceito de independência do Brasil, existem elementos do país e tropicais, como araras, índios, jandaias e o mar verde.

O Arcadismo, nome dado devido a uma região da Grécia antiga, tem por sua característica: a valorização da vida no campo, crítica à vida do centro urbano, objetividade, idealização da mulher amada, entre outros.

ARCADISMO: ARTE E LITERATURA EUROPEIA
Esses pensadores procuravam uma explicação racional para o mundo, com fortes críticas ao pensamento religioso representado pela Contrarreforma e introduziam ideias com a finalidade de promover melhorias das condições existenciais do homem.

O Arcadismo foi um movimento de reação ao Barroco. Tentou-se estabelecer equilíbrio, ordem e simplicidade em resposta ao contraditório e ao apelo exagerado da estética barroca (movimento literário anterior).

O Arcadismo foi muito influenciado pelo Iluminismo, movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVII e que se caracterizou principalmente pelo fato de defender o racionalismo em vez da religiosidade.