O que a lenda da serpente adormecida ou lenda da Serpente Encantada da capital São Luís conta?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Conta-se que uma imensa serpente encantada vive adormecida nas profundezas da cidade, dentro das galerias subterrâneas que ocupam toda a extensão do Centro Histórico de São Luís, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1997.

A lenda dizia que, se a igreja fosse derrubada, essa enorme serpente iria devorar toda a população. Para as pessoas terem a dimensão de quão enorme era essa serpente, ela teria a cabeça embaixo da igreja e o rabo no Poço da Roda. Ela surgiu numa tentativa de impedir que a igreja fosse derrubada”, disse.

A Serpente Encantada é um personagem do folclore brasileiro, presente na região nordeste do Brasil na cidade de são Luis do Maranhão. Contam que nas galerias subterrâneas que percorrem o Centro Histórico de São Luís, mora a serpete encantada que cresce sem parar.

Um participante será a serpente que procura pedaços do seu rabo. Ele começa a cantar a música abaixo e chama os outros participantes para formar uma fila atrás de si, formando o rabo da serpente. Aqueles que são chamados têm que passar por baixo das pernas de quem já está na fila.

As serpentes possuem quimiorreceptores, ou seja, conseguem fazer uma interpretação química do ambientes. Elas movimentam a língua bífida (com duas pontas) para dentro e para fora da boca coletando moléculas de ar e do solo.

Além do Tambor de Crioula, diversas outras danças típicas como as quadrilhas, a Dança do Caroço, a Dança do Lelê, a Dança do Coco, o Cacuriá, São Gonçalo, Dança Portuguesa entre outras, fazem da cultura imaterial maranhense um vibrante caleidoscópio artístico e folclórico vivo e autêntico.

14 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.

A cobra-real é a maior cobra venenosa do mundo, chegando a medir 4 metros de comprimento. Uma única picada dessa cobra pode matar um elefante em 4 horas. 6. Toda serpente produz substâncias tóxicas na boca, porém poucas têm a capacidade de injetá-las, por não possuírem dentes para isso.

Sua lenda faz parte do ciclo mítico de “como surgiu a noite”, segundo a qual a Cobra Grande casa a filha e manda-lhe a noite presa dentro de um caroço de tucumã. Mas os portadores, curiosos, abrem o caroço, libertam a noite e por isso são punidos.

Sua origem e exílio
A serpente Jörmundgander foi banida quando as coisas terríveis que ela faria eram conhecidas, razão pela qual Odin jogou Jörmundgander profundamente nos oceanos Midgard. Dizia-se mesmo que a cobra gigante que mordia a cauda podia cercar o mundo inteiro.

A serpente cresceu tanto que seria capaz de cobrir a Terra e morder sua própria cauda. Como resultado disso, ganhou o nome alternativo de Serpente de Midgard (Midgårdsormen) ou Serpente do Mundo. O arqui-inimigo de Jormungand é o deus Thor, que durante o Ragnarök, a matará e morrerá no processo.

A cobra simboliza a força vital, o renascimento, a renovação, a criação, a ressureição, a vida e morte. Esse animal reservado, misterioso e, algumas vezes, venenoso, possui diversas simbologias, ora boas e ora más, uma vez que muitas culturas associam a cobra ou serpente com algum deus ou demônio.

Significado de Serpente
substantivo feminino Réptil da ordem dos ofídios; cobra.

CARACTERÍSTICAS DAS SERPENTES
Elas estão presentes em quase todos os ambientes do planeta. Algumas são arborícolas, ou seja, vivem em arbustos e árvores; outras são terrícolas, vivem sobre o solo. Existem também aquelas que passam a maior parte do tempo no subsolo, sendo chamadas fossoriais.

Se o jogador alcançar uma casa com a base de uma escada, corta caminho até o topo desta, por outro lado, se cair numa casa com a cabeça de uma cobra, escorrega até o final de seu corpo, perdendo algumas ou muitas posições. COMO JOGAR: O objetivo é chegar primeiro à casa de número 100.

Temos medo de ser mordidos, mas lembre-se de que as cobras mordem para se defender. Se perceberem perigo, eles primeiro tentam escapar ou se esconder, então não se esqueça de ficar fora do caminho deles.

Ou seja, ela nos ensina novamente que o equilíbrio é o ponto-chave de sua cura, por isso seu veneno também é seu próprio remédio! Se eu ataco de forma imprudente, adoeço porque o que dói no outro dói mais em mim! Antes de tudo, observe e se afaste do perigo!

A palavra prudente aponta para “inteligência, esperteza, sabedoria, cautela”. Assim como a serpente tem todas essas características que trazem a ela mais segurança para escapar de seus predadores, os liderados também deveriam buscar essa característica.

No mundo das serpentes, é normal vermos uma grande diversidade de cores entre as diferentes espécies: a cobra coral possui anéis pretos, vermelhos e brancos ou amarelados; a caninana é amarela com grandes manchas pretas; já a cascavel é marrom, com losangos em marrom mais escuro ao longo de seu corpo.