O que a larva da mosca vira?

Perguntado por: rveloso5 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

Após um período de 5 a 8 dias, as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam instaladas. A camada externa de pele das larvas se endurece, formando uma casca, dentro da qual começa a haver a metamorfose para mosca adulta, recebendo neste estágio o nome de pupário.

A miíase é uma doença em que há infestação de larvas de moscas nas pele, podendo acontecer em qualquer parte do corpo, como pé, ouvido, boca e nariz, por exemplo, resultando no aparecimento de feridas abertas com pus e mau cheiro. Essas feridas surgem porque as larvas das moscas alimentam-se de tecidos vivos ou mortos.

As larvas são de coloração clara e movimentam-se ativamente. Alimentam-se de substâncias solubilizadas e principalmente de bactérias que melhora o desenvolvimento desse inseto. Alimentam-se constantemente, digerindo uma grande variedade de substâncias animais e vegetais, principalmente as açucaradas.

No caso da ingestão de larvas de moscas, por exemplo, o próprio trato gastrointestinal as neutraliza durante a digestão. Contudo, se elas adentrarem a pele, o couro cabeludo ou a boca, podem provocar a chamada miíase, uma infecção na qual vivem sob a pele, diz a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas. Estas geralmente ficam agrupadas, são vermiformes, esbranquiçadas, movimentam-se muito, não gostam de luz e alimentam-se ativamente. Após um período de 5 a 8 dias, as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam instaladas.

Lixo orgânico e materiais apodrecendo atraem mais larvas. É melhor cuidar da infestação na lixeira depois do dia da coleta, pois assim ela estará vazia. Você pode ainda limpar o triturador se achar que ele está infestado de larvas também.

Ciclo de vida das moscas
O inseto deposita cerca de 2.000 ovos durante a sua vida, que dura cerca de 30 dias. Após a ovulação, os ovos são depositados. Eles possuem cor branca e cerca de 1,2 mm de comprimento. Após 1 dia, as larvas saem dos ovos.

Quanto aos sintomas, poderão surgir dores abdominais, obstrução intestinal (prisão de ventre) e febre, dependendo do número de ovos que ingeriu.

"Quando aquecemos os alimentos contaminados a uma temperatura acima de 70ºC, grande parte dos micro-organismos começa a ser eliminada." As especialistas dizem, entretanto, que o melhor a se fazer é se livrar do alimento em que a mosca pousou.

Sintomas da Miíase
Tudo depende do local que a mosca pousar. No caso da berne, o principal sinal é uma ferida aberta na pele de 2-3cm, com pus e líquidos. Além disso, caso haja pressão na ferida, uma larva branca pode ser vista no local. Seu tamanho depende de quantos dias ela fica na ele.

As lagartas do gênero Lonomia são as que têm maior relevância para a saúde pública, pois podem ocasionar acidentes graves ou mortes, pela inoculação do veneno no organismo, que se dá por meio do contato das cerdas urticantes com a pele.

As larvas precisam de ambientes propícios para seu crescimento, o que envolve umidade, temperatura e disponibilidade de alimento, o que acontece é que por vezes proporcionamos às larvas ambientes que favorecem seu crescimento, mas não conseguimos identificar sua origem.

Possui importância ecológica - decompõe a matéria orgânica - e médico-sanitária - vetora mecânica de enteropatógenos. Palavras-chave: Chrysomya, putrefação, miíases, estudos forenses, larvas parasitas.

O berne é ocasionado pela penetração da larva de Dermatobia hominis na pele, ocasionando uma lesão nodular com orifício central. A miíase é uma doença caracterizada pela presença de larvas de moscas no corpo de vertebrados, incluindo o homem.

Agora, se você está se perguntando o que acontece se alguém engolir, acidentalmente, os ovos ou as larvas das moscas, fique sabendo que a resposta não é nada animadora. Na verdade, as larvas podem se hospedar no intestino ou no cólon e começarem a se alimentar dos tecidos do corpo, provocando lesões e infecções.

Segundo especialistas, não há riscos graves à saúde, mas pode causar mal-estar devido ao nojo provocado ou por ser um componente fora do comum da alimentação. Segundo o gastroenterologista Bruno Sander, a maior parte das larvas é comestível e, inclusive, faz parte de algumas culturas e culinárias.

- Não há perigo. Pode comer até cru. É só a aparência mesmo - afirma o médico Ruy Laurenti, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Ciclo de Vida

ESTÁGIOS DO CICLO DE VIDA DO BICHO-DA-SEDADURAÇÃO
Ovo10-14 dias
Lagarta ou Larva27 dias
Pupa ou crisálida7-8 dias machos/ 14-15 dias fêmeas
Mariposa7-8 dias machos/ 14-15 dias fêmeas