O que a larva da mosca causa?

Perguntado por: efelix8 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

Berne, miíase ou bicheira é uma infecção parasitária causada por larvas de várias espécies de moscas que invadem a pele ou os orifícios naturais, como olhos, nariz e ouvidos.

Sintomas da Miíase
Tudo depende do local que a mosca pousar. No caso da berne, o principal sinal é uma ferida aberta na pele de 2-3cm, com pus e líquidos. Além disso, caso haja pressão na ferida, uma larva branca pode ser vista no local. Seu tamanho depende de quantos dias ela fica na ele.

As moscas podem transmitir doenças porque estão em contato constante com materiais em decomposição, como fezes ou sujeira, transportando bactérias capazes de causar algumas doenças, como micose, berne, bicheira, tracoma e disenteria, por exemplo.

"Quando aquecemos os alimentos contaminados a uma temperatura acima de 70ºC, grande parte dos micro-organismos começa a ser eliminada." As especialistas dizem, entretanto, que o melhor a se fazer é se livrar do alimento em que a mosca pousou.

O que fazer? Se você comeu carne e depois reparou que havia nela ovos de mosca, é provável que tenha ingerido alguns ovos de mosca varejeira. O que deve fazer, imediatamente, é procurar um médico, que provavelmente irá receitar alguns vermífugos para expulsar as larvas que já possam ter eclodido dos ovos.

As larvas permanecem sob a pele, valendo-se do tecido subcutâneo como fonte de alimentação. Caso não sejam extraídas, depois de aproximadamente 50 dias elas atingem a maturidade e caem no solo, onde dão andamento ao ciclo evolutivo até se tornarem insetos adultos.

Tratamento de miíase
A base para o tratamento da miíase após adequada identificação do quadro, envolve remoção mecânicas das larvas. #Ponto importante: Não há indicação de prescrever rotineiramente antibióticos ou antiparasitário, embora a infecção bacteriana secundária possa complicar a infestação.

Tratamento. O tratamento é feito com a retirada manual das larvas com a devida assepsia. Para facilitar a remoção, pode-se fechar o orifício com vaselina, esparadrapo (e até toucinho como é feito popularmente) por um tempo e pinçá-las quando vierem à superfície respirar.

Sintomas

  • Coceira intensa que piora à noite;
  • Linhas tortuosas e vermelhas;
  • Inchaço;
  • Formação de pápulas eritematosas;
  • Sensação de movimento debaixo da pele.

Existem remédios que em 24h matam as larvas, mas é importante realizar a retirada dos bichos do corpo. "É muito importante a gente fazer a remoção mecânica, com uma pinça tirar larva por larva, pra que elas não se decomponham dentro da pele e piorem a aparência da lesão", diz Silvia.

A presença da miíase em humanos pode ser percebida através dos seguintes sintomas:

  1. Sensação de ferroada na pele;
  2. Dor;
  3. Coceira;
  4. Vermelhidão na área afetada;
  5. Sensação de movimento sob a pele;
  6. Ferida aberta com pus ou secreção.

O tratamento da virose da mosca depende da causa da doença e da gravidade dos sintomas. Em casos leves, o quadro pode melhorar por si só em dois ou três dias, desde que a pessoa se hidrate adequadamente.

Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas. Estas geralmente ficam agrupadas, são vermiformes, esbranquiçadas, movimentam-se muito, não gostam de luz e alimentam-se ativamente. Após um período de 5 a 8 dias, as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam instaladas.

Em geral, os sintomas melhoram espontaneamente em alguns dias, mas é importante manter a criança hidratada, ingerindo líquidos (água, água de coco, suco, soro) e se alimentando de comidas leves.

Isso faz com que elas sejam transmissoras de agentes patógenos que podem causar problemas de saúde. Por exemplo, intoxicação alimentar, infecções respiratórias, cólera, diarreia, disenteria e febre tifoide.

Algumas delas são cólera, disenteria, febre tifoide e miíase, que é a mais preocupante de todas. Nesse caso, as larvas podem ficar hospedadas no intestino ou no cólon da pessoa, podendo devorar o tecido desses órgãos. E isso causa lesões e infecções.

A miíase é definida como a infecção ou infestação de humanos e animais vertebrados vivos por larvas de dípteros, que eventualmente alimentam-se de tecido vivo ou morto do hospedeiro5. Clinicamente, as miíases são classificadas de acordo com a sua localização anatômica. Podem ser cutâneas, cavitárias e intestinais.

Agora, se você está se perguntando o que acontece se alguém engolir, acidentalmente, os ovos ou as larvas das moscas, fique sabendo que a resposta não é nada animadora. Na verdade, as larvas podem se hospedar no intestino ou no cólon e começarem a se alimentar dos tecidos do corpo, provocando lesões e infecções.

A Miíase é uma infecção parasitária causada por larvas de várias espécies de moscas que invadem a pele ou os orifícios naturais, como olhos, nariz e ouvidos.