O que a lamparina representa na Bíblia?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

A luz fornecida pela lamparina era o mais popular meio usado pelas pessoas para orientarem-se e sentirem-se seguras nas noites escuras (Is 42,3; 43,17). Em segundo lugar, a palavra lâmpada é usada, na Bíblia, com o sentido teológico. O texto de 1Reis 11,36 é um bom exemplo de uso.

Em cima do líquido inflamável, coloca-se um pedaço de cortiça ou de madeira, que flutua sobre a solução. No pedaço de cortiça fixa-se um pavio encerado que fica acima de todo o recipiente, direcionado para o alto. A iluminação do ambiente ocorre quando o pavio é aceso.

A lâmpada a óleo, também designada por candeia, lucerna, lamparina ou lâmpada de azeite, é constituída de um recipiente com algum tipo de óleo combustível, sobre o qual flutua um pedaço de madeira ou cortiça, com um pavio encerado fixo. Seu uso se estende desde a pré-história até aos dias de hoje.

A lamparina é uma adaptação do pastel de Belém, doce de origem portuguesa. Não há como dizer com exatidão quando surgiu, mas a tradição diz que foi em 1881, quando da vinda de Dom Pedro II à Mina do Morro Velho.

Mateus 25 continua a explanação de Jesus acerca de Sua Segunda Vinda. Ele contou três parábolas nesse capítulo. Essas parábolas podem ajudar-nos a compreender o que precisamos fazer para estarmos preparados para encontrá-Lo de modo que essa reunião seja uma ocasião agradável e gloriosa.

Os lampiões e lamparinas eram usados de forma fixa nas casas ou de maneira portátil quando alguém saía. Desse modo, as ruas à noite eram ambientes escuros e perigosos.

As lâmpadas acesas simbolizam o Espírito Santo presente. Era, como vimos, uma tarefa conjunta do povo e do sacerdote manterem a chama do Espírito Santo avivada. Hoje, também, a responsabilidade pela chama do Avivamento é uma tarefa conjunta: altar (pastores) e átrio (congregação).

Assim, a lamparina estará pronta para uso, basta acender com um isqueiro ou fósforo. O óleo geralmente é classificado como combustível não inflamável, ao contrário da gasolina ou do álcool, isso o torna muito mais seguro. Os detalhes da lamparina podem variar de acordo com a criatividade de cada um.

As lâmpadas de óleo usadas pelos judeus na época de Jesus eram chamadas lâmpadas herodianas, por causa do rei Herodes. O corpo da lâmpada era feito de barro e moldado na roda do oleiro. O bico era feito a partir de um molde. A asa era moldada à mão e depois anexada à lâmpada.

- o uso das velas lamparinas ocorre por seu tempo de queima ser grande, normalmente, sua chama fica acesa por um período de 3 a 5 horas.

Depois da vela, veio a lamparina. Era um recipiente onde colocavam óleo de baleia e um pavio encravado num pedaço de cortiça que gerava a chama. Logo após, veio o lampião. A chama, protegida por um tubo de vidro, era produzida do mesmo jeito que a lamparina.

A famosa lâmpada do Alladin consiste em um recipiente que contém óleo combustível. Sobre esse líquido, coloca-se uma cortiça ou madeira, que fica em flutuação sobre ele. Na cortiça, é fixado um pavio encerado, direcionado para cima, o qual pode ser aceso e, dessa forma, o ambiente fica iluminado.

Quase uma centena de anos depois, no ano de 1878, Thomas Edison criava o que pode ser considerada uma das maiores evoluções relacionadas a esse tema, a primeira lâmpada elétrica, que contava com filamento de platina, conhecida também como lâmpada incandescente.

Na parábola tanto as prudentes quanto as loucas eram virgens. Isso não significa que alguns perderão a salvação, mas que alguns nunca a tiveram. As virgens loucas em nenhum momento foram prudentes, e as prudentes em nenhum momento se tornaram loucas. A parábola começa e termina com cinco prudentes e cinco loucas.

No antigo Testamento encontramos o uso do óleo para ungir objetos. Era uma forma de consagrar os objetos para o culto a Deus. (Êxodo 29:36-37; 30:25-29).

O casamento na Bíblia normalmente era motivo para comemorações animadas e que poderiam durar uma semana, ou mais. O curioso é que o matrimônio acontecia em duas etapas: a primeira era o noivado, celebrado diante de testemunhas. Através dele, a jovem era destinada ao rapaz, sem relação conjugal.

Ele está ligado ao principal que o evangelista quer transmitir a justiça. Assim o óleo é a pratica da justiça. Sem o óleo colocado na lâmpada ela não se acende. Jesus quer dizer que sem a justiça a humanidade não pode descobrir a verdade e o caminho correto.

Para manter a chama acesa, é necessário purificar o coração. Se o nosso coração não estiver purificado, é ali que vai brotar os maus sentimentos. Precisamos purificar os nossos corações, esse é o primeiro passo para manter a chama do Espírito Santo acesa.

12-14). Surge um Davi melhor! Um cantor com muito mais experiência. Ele não era só mais um guerreiro – ele era a “lâmpada de Israel”.

As lâmpadas representam e expressam a presença de Deus no templo. Diz a a palava do Senhor que antes que o Senhor chamasse Samuel para o ministério, Eli exercia o sacerdócio em Israel, sendo ele o sumo scerdote.

A lamparina durante muito tempo foi utilizada em diversos locais, em especial nos locais mais pobres onde havia pouca disponibilidade de eletricidade. Nesse aspecto, temos que a desvantagem na lamparina vem no sentido de que é a sua luz é muito fraca, além de utilizar de combustíveis fósseis que podem causar acidentes.