O que a introdução do capítulo 5 de Mateus anúncia?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Em Mateus 5 estudo, veremos que Jesus Cristo aproveitava cada oportunidade para ministrar aos corações das pessoas os valores e princípios do seu Reino. Em um mundo onde o egoísmo impera, não é uma tarefa fácil abrirmos mão de nossos próprios anseios e vontades para nos submetermos ao querer do Senhor.

Deus Se mostrará a nós se formos puros de coração. Se nos esforçarmos sinceramente para ser como Deus, nossos motivos e nossas ações serão honrados, e nosso coração será puro.

Jesus ensina as Beatitudes a Seus discípulos. Explique-lhes que por muitos séculos depois de o Cristo pré-mortal ter dado a lei de Moisés no alto do monte Sinai, o Messias mortal subiu a outra montanha para proclamar uma lei mais alta em um discurso conhecido como o Sermão da Montanha.

5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos. 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.

Mateus 5:1–12 é conhecido como as bem-aventuranças, que vem de uma palavra latina que significa “ser abençoado” ou “ser feliz” ( Mateus 5:3 , nota de rodapé a). Nesses versículos, Jesus identificou atributos que Ele e Seu Pai possuem e que levam à verdadeira felicidade nesta vida e na vida futura.

O tema principal em Mateus é de que Jesus Cristo veio estabelecer Seu reino na Terra. Mateus mencionou “o reino dos céus” inúmeras vezes e ele é o único autor dos evangelhos a incluir ensinamentos de Jesus que mencionam a “igreja” (ver Mateus 16:18; 18:17).

O propósito e tema do Evangelho de Mateus é apresentar Jesus como o Messias, o Filho de Deus. Ele é descrito no primeiro Evangelho como sendo o cumprimento das profecias anunciadas pelos profetas no Antigo Testamento.

O Evangelho segundo Mateus faz parte do Novo e acredita-se que tenha sido escrito por volta de 50 DC, período do inicio da igreja. O Evangelho de Mateus tem esse nome, porque foi escrito pelo próprio apóstolo. Consta que antes de seguir Jesus ele trabalhava como cobrador de impostos.

Foi à beira do Mar da Galileia, aos pés do Monte das Beatitudes (ou Monte das Bem-Aventuranças), que Jesus Cristo pregou aos seus seguidores o Sermão da Montanha.

Procurará manter-se em harmonia com a ordem do reino, sujeitando a carne ao espírito, o egoísmo ao altruísmo, e aprendendo a amar as coisas que Deus ama. Tornar a vontade de Deus suprema na Terra como nos céus, é aliar-se a Ele nos assuntos da vida.

As oito "Bem aventuranças" ou "Beatitudes" que constituem o início do Sermão da Montanha, emanaram da plenitude do espírito de Jesus, e foram proferidas após uma noite inteira de comunhão com Deus, como diz o Evangelista.

O Sermão da Montanha é a bênção que o Céu confere ao mundo — uma voz vinda do trono de Deus. Foi dado à humanidade para lhe ser como que a lei do dever e a luz dos Céus, sua esperança e consolo no desânimo, à alegria e conforto em todas as vicissitudes da vida.

Simplório, ingénuo , tolo. Superlativo: paupérrimo ou pobríssimo. Origem etimológica:latim pauper, -eris.

Bem aventurado é um adjetivo que significa muito feliz. É também um substantivo masculino, que nomeia aquele que tem a glória dos céus. A expressão bem aventurado (feliz), é citada diversas vezes na Bíblia Sagrada.

Bem-aventurados os que promovem a paz, pois eles serão chamados filhos de Deus.”(Mt 5,9) | Palavra de Vida de Novembro 2021.

Na passagem das bem-aventuranças, Cristo abençoa os que choram e promete consolo. Muitos conhecem este versículo, mas qual o seu significado? Não somos bem-aventurados por apenas chorar, mas por que não escondemos os nossos sentimentos diante de Deus.

Conclui-se que as bem-aventuranças apresentadas por Jesus devem ser compreendidas como sendo fruto da experiência de fé em seu ensinamento, concretizando a proposta de um novo modelo de existência que responde à verdadeira grandeza humana, cuja consequência será a felicidade.