O que a interação social permite?

Perguntado por: uilha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Esse convívio social geralmente diário permite que se crie relações de amizade, trocas afetivas, validações. Muitas pessoas passam mais tempo com os colegas de trabalho do que a própria família e isso pode fazer falta já que muitas interações sociais ocorrem por videochamada.

A interação social contribui para o aprendizado efetivo de habilidades e conteúdos, bem como dos valores éticos fundamentais que reforçam o desenvolvimento moral humano. Durante a infância, a interação entre as crianças é essencial para a construção de uma aprendizagem significativa no ambiente escolar.

A criança brinca com um brinquedo, organiza seu jogo – a criança tem interação com o objeto. Se para uma criança um brinquedo é apenas um objeto, isso é uma coisa, mas se ela brinca com soldados e organiza uma luta, ela tem interação com o objeto social.

O aspecto mais importante da interação social é que ela provoca uma modificação de comportamento importante nos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Desse modo, fica claro que o simples contato físico não é suficiente para que haja interação social.

Incentivar jogos e brincadeiras
Brincadeiras como quebra-cabeça, mímica e jogo da memória influenciam no processo de memorização. Isso favorece a capacidade da criança em ter conversas síncronas e significativas. Objetos que estimulem os sentidos são muito atrativos para elas.

Ela é caracterizada pela troca entre duas ou mais pessoas, seja em diálogo, expressões ou ações que constituem a vivência em sociedade. Pela interação as pessoas conseguem se relacionar, criando certas “regras” e ditando como agir em frente à diversidade de pessoas que formam a sociedade.

A comunicação e a interação social são necessárias para manter a saúde do cérebro. Os relacionamentos interpessoais contribuem para melhora da atenção, memória, capacidade de resolução de problemas e das funções executivas. E esses são apenas alguns dos benefícios.

A socialização (efeito de ser tornar social) está relacionada com a assimilação de hábitos culturais, bem como ao aprendizado social dos sujeitos. Isso porque é por meio dela que os indivíduos aprendem e interiorizam as regras e valores de determinada sociedade.

Interação, segundo os dicionários: “influência mútua de órgãos ou organismos; ação recíproca de dois ou mais corpos”.

Interação é a ação (direta ou indireta, mediatizada) entre sujeitos. Interatividade é a capacidade potencial de meios e sujeitos agirem mutuamente, percebida na ação do sujeito sobre o meio e na recepção, como troca, de uma retroação do meio sobre ele.

Estamos frisando que, para VYGOTSKY, é na interação entre as pessoas que em primeiro lugar se constrói o conhecimento que depois será intrapessoal, ou seja, será partilhado pelo grupo junto ao qual tal conhecimento foi conquistado ou construído.

Também conhecidas como interações fundamentais, a gravidade, o eletromagnetismo e as forças fraca e forte podem explicar (quase) todos os fenômenos físicos.

A interação social é apenas um dos pilares para que a criança se desenvolva em todos os aspectos. Para que ela seja incentivada, é necessário que haja uma parceria entre a escola e a família a fim de potencializar as habilidades da criança e fornecer as ferramentas necessárias para o seu bem-estar.

A forma que a interação social assume chama-se relação social.

Na interação mútua, o foco é a relação social e não os indivíduos que dela participam. Já na interação reativa existe uma clara delimitação de quem é o emissor e o receptor. A relação é unilateral, não havendo liberdade para uma cocriação. Os dois tipos de interação não se estabelecem de forma exclusiva.