O que a indiferença pode causar?

Perguntado por: qcalixto . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 20 votos

A indiferença é um sentimento que machuca. Ele passa uma mensagem dolorosa para quem o recebe: “eu não me importo com você”. Esta apatia incompreensível nos causa angústia e temor. Passamos a elaborar razões para explicar a insensibilidade do outro, mas nem sempre conseguimos encontrar uma explicação boa o suficiente.

a indiferença vai atacar o ego da pessoa porque. porque todos nós temos o nosso ego que é o quê é aquilo que faz nós gostarmos de nós mesmo. é aquele ponto ali que a gente tem. falava muito sobre o ego né foi o cara que descobriu o ego e que o ego diz.

O que é Indiferente:
Uma pessoa indiferente é aquela que age com indiferença, ou seja, que não se envolve nas situações, seja por não ser de seu interesse ou por não ter consideração pelos assuntos em questão.

A indiferença é um sentimento que machuca. Ele passa uma mensagem dolorosa para quem o recebe: “eu não me importo com você”. Esta apatia incompreensível nos causa angústia e temor. Passamos a elaborar razões para explicar a insensibilidade do outro, mas nem sempre conseguimos encontrar uma explicação boa o suficiente.

A indiferença dói porque a comunicação é uma das necessidades mais importantes do ser humano. Quando você comunica uma determinada mensagem a um amigo, espera uma resposta.

Porque é pela indiferença, é pela falta de atenção e de diligência para com Deus e com a Sua Palavra que o nosso coração vai perdendo o gosto por Deus e pelas coisas d'Ele.

Desprezo, desinteresse, apatia.

A indiferença, por conseguinte, é um ponto intermédio entre o apreço e o desprezo. Se alguém sentir apreço, esse sentimento será agradável e ativo; pelo contrário, se sentir desprezo, tornar-se-á em algo que se pretende rejeitar.

Além de manter a calma, você precisa ser impassível (ou seja, demonstrar pouca ou nenhuma emoção). Não basta estar tranquilo: também é interessante não mostrar tristeza, alegria ou qualquer outra coisa do tipo. Lembre-se de que quase nada importa de verdade e, portanto, não merece o seu investimento emocional.

Como acabar com a apatia?

  1. Se tornar um solucionador de problemas. ...
  2. Trazer mais novidades para a sua rotina. ...
  3. Fazer uma lista de pequenos prazeres. ...
  4. Divagar sobre os seus melhores momentos. ...
  5. Redirecionar a sua atenção para os seus objetivos.

Confira, a seguir, sete atitudes que você deve ter para ajudá-la e ajudar a si mesmo.

  1. 1 – Proteger-se. ...
  2. 3 – Ser Empático. ...
  3. 4 – Conversar. ...
  4. 5 – Ser Exemplo. ...
  5. 6 – Perceber os Sentimentos nas Atitudes. ...
  6. 7 – Tenha Paciência.

A indiferença tornou-se um sentimento naturalizado nas relações sociais. Nossa exposição cotidiana às mais variadas formas de violência, pobreza, corrupção – e tantos outros problemas – afeta a sensibilidade moral de cada um de nós, de maneira a banalizarmos o modo como lidamos com essas realidades.

Significado de Indiferença
Qualidade de quem não demonstra preocupações e se comporta de forma apática diante dessa coisa ou pessoa; desapego: demonstrou indiferença diante da tragédia. Ausência de interesse; falta de consideração, de preocupação: indiferença pelos sentimentos alheios.

No caso de receber indiferença por parte de alguém importante para você, procure deixar isto claro: Procure explicar a situação do ponto de vista objetivo e também expondo seus próprios sentimentos. Será preciso que você explique como se sente com essa sua atitude e peça para que a pessoa reflita sobre isto.

7 dicas para lidar com o desprezo

  1. Valorize a si mesmo. ...
  2. Não se responsabilize pela opinião do outro. ...
  3. Cerque-se de quem lhe quer bem. ...
  4. Invista em sua inteligência emocional. ...
  5. Manifeste o seu descontentamento. ...
  6. Afaste-se de quem é indiferente a você ...
  7. Procure ajuda especializada.

A indiferença chega a um relacionamento amoroso de forma suave, mas implacável. É um silêncio amargo onde habita a incerteza, a nostalgia do que antes era cotidiano e cúmplice e que agora faz falta.

Enquanto o ódio tem chance de cura, a indiferença desconhece qualquer passado, presente ou futuro. Enquanto o ódio nos exige o corpo e a alma, a indiferença gera um silêncio vazio e estéril incapaz de abrigar qualquer sentimento saudável ou construtivo. Antes da indiferença se instalar por completo o amor adoece.