O que a independência trouxe de bom para o Brasil?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente. Com esse evento, o país organizou-se como uma monarquia que tinha d. Pedro I como imperador.

A Independência do Brasil foi proclamada por Dom Pedro no dia 7 de setembro de 1822, pondo fim ao domínio português e inaugurando a autonomia política do país.

Resposta verificada por especialistas
O que permaneceu após a Independência do Brasil foi a escravidão, que só foi abolida no Segundo Reinado pela filha do então imperador Dom Pedro II, a Princesa Isabel no ano de 1888. Abraços!

Oficialmente, o Brasil rompeu o elo político que o mantinha unido a Portugal e foi criado todo um arcabouço legal e institucional que dava sustentação ao recém-criado Estado brasileiro. É importante entender que parte desse aparato de Estado já estava sendo construído desde da chegada da família real.

A independência do Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1822, e, por meio desse acontecimento, o país conquistou a sua emancipação de Portugal. Nesse dia aconteceu o grito da independência, realizado às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, e dado por Pedro de Alcântara (futuro D. Pedro I).

Independência do Brasil custou 2 milhões de libras esterlinas emprestadas pela Inglaterra. O que aconteceu foi que Brasil fez a sua primeira dívida para pagar essa indenização, tomando emprestado dinheiro da Inglaterra para dar a Portugal.

O Brasil aumentou a sua dívida externa, e a Inglaterra conseguiu lucros com o acordo.

Em 1825, o governo brasileiro foi obrigado a pagar uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas para que Portugal aceitasse a independência do Brasil. Este acordo ficou conhecido como Tratado de Paz e Aliança oficializou o reconhecimento lusitano. A quantia valeria hoje, sem correção, R$12 milhões.

Independência ou Morte!

Foi na tarde de 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, voltando de Santos que Dom Pedro exclamou a famosa frase: “Independência ou Morte! “. Mais do que um Feriado, o dia 7 de Setembro é uma data para relembrarmos a história do país.

A independência, no entanto, não resultou em transformações políticas profundas, nem tampouco sociais, porque D. Pedro já governava o país desde que D. João VI havia voltado para Portugal. "Na verdade foi uma independência sem muitas mudanças no quadro político e social do país", afirma a historiadora.

Após proclamar a independência, em 7 de setembro de 1822, d. Pedro foi aclamado imperador em outubro e coroado em dezembro. Podemos perceber então que as relações entre Brasil e Portugal estavam insustentáveis. Em setembro de 1822, d.

Resposta: o comercio, pois após a independência o Brasil começou a fazer comercio com outros países.

Passados 200 anos do episódio em que o dom Pedro 1º declarou a independência da coroa portuguesa, muita coisa mudou no Brasil e no mundo. Para historiadores ouvidos pelo R7, o país avançou em ciência, acesso à saúde e educação, mas ainda mantém as chagas da desigualdade social.

É importante dizer que o nosso processo de independência não foi pacífico, uma vez que houve resistência, o que resultou em batalhas em locais como Bahia, Pará e Cisplatina (atual Uruguai). As tropas ditas “brasileiras” venceram e conseguiram subjugar os movimentos de resistência.

Para João Daniel, foram resultados negativos do processo de independência:

  • A manutenção da dinastia. A manutenção da dinastia é um dos resultados negativos da independência. ...
  • A unidade territorial. ...
  • Maiores condições de resistência contra o imperialismo. ...
  • O afastamento do Brasil em relação à América Latina.