O que a inalação faz no pulmão?

Perguntado por: ymodesto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A inalação pode ser definida como uma aerossolterapia que faz uso de vapores como medicamentos para promover a desobstrução das vias respiratórias. O procedimento permite que a medicação de efeito descongestionante entre em contato com os brônquios em menor tempo e melhore a respiração rapidamente.

A inalação alivia sintomas como: tosse, chiado no peito, congestão nasal, falta de ar e irritação nas vias aéreas. Portanto, muita gente se pergunta “o que colocar no inalador para tosse”, “quantos ml de soro”, “qual o tempo ideal para inalação” e afins. Veja a seguir!

Para eliminar a expetoração persistente é necessário torná-la mais fluida. Beber muita água é uma medida acertada para fluidificar as secreções mucosas e reduzir a sensação de peso no peito. Isso permite hidratar as mucosas e tornar as secreções menos viscosas. Dessa forma, a sua expulsão será muito mais fácil.

Quando feita com frequência, a inalação também evita falta de ar e reduz o risco de chiados no peito. Isso significa que o inalador não é um aparelho apenas para tratar doenças, atuando também na prevenção.

Fluibron A Cloridrato de Ambroxol 7,5mg/ml Solução Estéril para Nebulização 10 flaconetes de 2ml cada. O Fluibron A é indicado para tosse com catarro, pois diminui a viscosidade do muco, tornando-o mais líquido e facilitando sua eliminação através da tosse.

Cuidado com o excesso de nebulizações
Embora a nebulização com soro não tenha contraindicações, é preciso ter atenção ao número de sessões, sobretudo se houver outros tipos de medicação inalatória, já que exceder a quantidade de nebulizações pode trazer diversos problemas à saúde.

A inalação representa outra forma de fazer chegar líquido aos pulmões [além de beber líquido]. Ela melhora a tosse, porque umidifica o muco e facilita sua eliminação. Drauzio – Algumas pessoas esfregam pomadas no peito quando estão com tosse. O calor local é anti-inflamatório?

Catarro esbranquiçado ou transparente
O mais comum é que a cor do catarro seja branca ou cinza clara, em alguns casos a secreção pode até ser transparente. Esse é um sinal de que a inflamação atinge principalmente o sistema respiratório superior, ou seja, vai das narinas até a garganta.

Dessa forma, um método de tirar o catarro da garganta consiste em simplesmente inalar vapores de água ou fazer a nebulização com aparelhos adequados. Isso ajuda a umidificar as mucosas respiratórias e diluir a secreção. Pode ser feito ao tomar um banho morno ou com o uso de um recipiente com água quente.

Secreção no pulmão é um material de consistência líquida ou mais espessa, formado por restos celulares e outras substâncias eliminadas pelas células pulmonares. Geralmente, a secreção é mucosa ou purulenta, podendo ter diferentes colorações e até ser acompanhada de sangue.

Mantenha a boca aberta durante toda a nebulização, assim facilita que o remédio chegue aos pulmões. – Mantenha uma respiração lenta e profunda, sempre que possível. – A nebulização só terminará, quando o recipiente do nebulizador estiver vazio.

Não há limites para seu uso, mas a orientação é fazer até cinco vezes ao dia. Já a inalação com remédios, prescrita pelo médico, deve ser realizada somente na quantidade indicada, para que o indivíduo não receba doses exageradas da medicação.

O intervalo entre inalações é variável, dependendo da gravidade da crise. Muitas vezes prescrito de 6/6h, mas pode ser utilizado com intervalo menor ou maior. Deve ser sempre utilizado sob a orientação de um médico.

Chá de Gengibre e Mel:
Misture o pó de gengibre com uma colher de sopa de mel e água morna. Nesse caso além da água morna, temos também o gengibre e mel que possuem propriedades antibacterianas e antioxidantes, auxiliando a combater alguma possível infecção que pode ser a causadora do muco na garganta.

As principais causas do catarro constante na garganta são: alergia, fumo, álcool, cafeína, alimentos (leite, ovo, trigo), infecção viral ou bacteriana, gravidez e alterações estruturais (desvio de septo, por exemplo), medicamentoso (uso de vasoconstritor nasal).

MUCOSOLVAN é indicado para o tratamento das doenças broncopulmonares (brônquios e pulmões) agudas e crônicas para facilitar a expectoração (soltar o catarro do peito) quando houver acúmulo de secreção.

A criança não fica com a máscara do inalador no rosto de jeito nenhum e você está se perguntando se pode esperá-la dormir para usar o nebulizador? Saiba que é possível, sim, embora não seja a melhor forma.