O que a Igreja Presbiteriana proíbe?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Elas se viram, contudo, ainda mais alijadas da liderança da igreja, após uma série de proibições impostas pela cúpula 100% masculina da instituição. Desde julho, elas não podem mais pregar em "cultos solenes" e distribuir a Santa Ceia.

A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma igreja protestante de orientação calvinista.

Ser presbiteriano implica viver a fé cristã de forma madura e coerente. O presbiteriano não foge das complexidades da vida com respostas prontas. Menos ainda se vale o presbiteriano da infantilização por meio do cultivo do pensamento positivo, chavões e superstições, mascarada sob a designação imprecisa de fé.

Para as igrejas com usos e costumes, devemos nos preocupar primeiramente quais são as regras e o que posso usar. Nas igrejas mais tradicionais ou mais antigas, como por exemplo batistae presbiterianas, não existe a regra dos usos e costumes, mas existe uma doutrinas, essa, por exemplo, é liberado o uso de calça.

A Igreja Presbiteriana de Pinheiros pratica o batismo por aspersão, mas aceita e considera a imersão como modo válido de ministração. Reconhecemos e acolhemos aqueles irmãos que foram batizados por imersão, em igrejas reconhecidas como verdadeiramente evangélicas, sem a necessidade de rebatizá-los.

O Supremo Concílio decidiu que mulheres só podiam subir nos púlpitos para pregar —o que elas às vezes faziam, mesmo sem título pastoral— se estivessem sob supervisão de algum homem.

Bíblia Sagrada Almeida

Bíblia Sagrada Almeida Revista e Atualizada: Almeida Revista e Atualizada (ARA)

Uma das coisas mais importantes para todo grupo é ter uma consciência clara da sua identidade e objetivos. A identidade tem a ver com as raízes, a história, as características distintivas.

Roberto Brasileiro Silva

O atual presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil é o Rev. Roberto Brasileiro Silva, eleito no ano de 2002, reeleito em 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022.

É IGREJA que aceita e celebra os dois Sacramentos instituídos por NOSSO SENHOR JESUS CRISTO: O Batismo (para o crente e seus filhos) e a Comunhão (Santa Ceia).

Por causa disso, eles encontraram na aspersão uma forma simbólica de representar a purificação, assim, todos(as) podiam ser purificados e a água não era desperdiçada, e também não haveria o contato das pessoas com a água utilizada evitando que a mesma se tornasse impura.

Doutrina. A IPIB, diferente da Igreja Presbiteriana do Brasil, ordena mulheres como pastores(as), presbíteros(as) e diáconos(isas). Em 1979 a IPIB regularizou a situação dos divorciados membros e em 1991 passou a permitir que seus pastores sejam divorciados.

A resposta é: claro que sim! Só deve ter alguns cuidados na hora de se vestir. Mas isto não é um problema, pelo contrário: existem muitas opções de roupas de banho voltadas à moda praia evangélica, que foram feitas para deixar seus looks de verão diferenciados e muito elegantes.

Resposta: O Batismo não deve ser administrado aos que estão fora da igreja visível, e assim estranhos aos pactos da promessa, enquanto não professarem a sua fé em Cristo e obediência a Ele; porém as crianças, cujos pais, ou um só deles, professarem fé em Cristo e obediência a ele, estão, quanto a isto, dentro do pacto ...